Núcleos de Inovação Tecnológica unidos em projeto de disseminação da inovação

Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cinco instituições de ensino do país formalizaram uma parceria para fomentar a pesquisa e a inovação tecnológica. O CEFET-MG e os Institutos Federais do Norte de Minas Gerais (IFNMG), de Minas Gerais (IFMG), Goiano (IFGoiano) e do Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste) se uniram para formar uma rede de colaboração em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A parceria entre os NITs tem como objetivo principal compartilhar conhecimento, experiências e recursos para impulsionar a pesquisa e a inovação nas áreas de atuação das instituições envolvidas. Com isso, espera-se que os pesquisadores e estudantes tenham acesso a uma maior variedade de tecnologias e possibilidades de pesquisa, além de terem mais oportunidades para participar de projetos em conjunto e de eventos científicos e tecnológicos.


O arranjo, que recebeu o nome de “Inovação Conectada”, promoverá, entre outras iniciativas, cursos assíncronos de conteúdos com foco em propriedade intelectual, transferência de tecnologia e empreendedorismo; cursos para a formação de agentes de inovação; capacitações com foco nos ambientes de inovação e empreendedorismo; divulgação de materiais informativos e das tecnologias protegidas pelas instituições parceiras.


De acordo com a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo do CEFET-MG, Lívia Dutra, “a parceria será fundamental para ampliar a capacidade de inovação das instituições, gerando novas oportunidades de negócios e promovendo o desenvolvimento econômico e social do país. Além disso, a rede de colaboração também permitirá o estabelecimento de parcerias com empresas e outras instituições de pesquisa, facilitando a transferência de tecnologia e a criação de soluções inovadoras para a sociedade”, enfatiza.


A parceria já está em andamento e tem a expectativa de gerar resultados significativos até fevereiro de 2024. A iniciativa faz parte de um projeto vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) que conta ainda com outros arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica de instituições brasileiras.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom CEFET-MG