IF Sudeste MG apresenta tecnologia para suinocultura no Forcampo

A tecnologia chamada de pesapig, uma fita inovadora de baixo custo utilizada na predição de peso corporal de suínos, foi selecionada junto com outras experiências exitosas desenvolvidas nos Institutos Federais nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão Administrativa, para ser apresentada durante o II Seminário organizado pelo Fórum de Educação do Campo do Conif (Forcampo). O evento ocorrerá de 13 a 15 de junho de 2023, no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) e será transmitido ao vivo pelo YouTube.


Com patente de invenção concedida junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a tecnologia pesapig será apresentada no evento pelo coordenador da pesquisa, professor Sérgio de Miranda Pena, do campus Rio Pomba do IF Sudeste MG. A patente "Instrumento de pesagem de suínos híbridos comerciais e da raça Piau" foi desenvolvida pelas zootecnistas Marisa Senra Condé, Jemima Cássia de Oliveira e Fabiola Grasiele de Oliveira Alexandre, e pela Profª Drª. Cristina Henriques Nogueira.


A carta patente (BR 102021022844-0) foi  expedida em março deste ano e concede ao IF Sudeste MG direitos de propriedade pelos próximos vinte anos. Na mesma época, foi assinado um contrato de transferência da tecnologia para a empresa Pratico de Garça Indústria e Comércio Ltda, que disponibilizará o produto no mercado nas próximas semanas, inclusive no próprio site da empresa (https://www.cochospratico.com/cochos-pratico). “O pesapig já está gerando recursos financeiros para o IF Sudeste MG e seus inventores por meio de pagamento do licenciamento e  de royalties pela empresa”, completa Sérgio Pena.


Praticidade para os produtores rurais


A ferramenta representa um ganho na rotina dos produtores e setores ligados à suinocultura. Isso porque nem sempre existe na propriedade uma balança disponível para fazer o controle do peso corporal, seja pela falta de energia elétrica, pelo alto custo do equipamento ou pela dificuldade de mobilidade da balança e do próprio animal. De acordo com Sérgio Pena, “a determinação do peso corporal é importante para avaliar o crescimento, o estado nutricional, a necessidade de aplicação de medicamentos, além de possibilitar o estabelecimento do valor do animal para abate e para o ajuste de dietas”, argumenta.


Desenvolvida a partir da avaliação de suínos de alto potencial genético, a fita pesapig pode ser utilizada para predição de peso corporal de animais entre 4,8 a 122 quilos. Além disso, o dispositivo ainda fornece o peso de suínos da raça Piau - de 18,0 a 77,0 kg -, muito utilizada por criadores de suínos tipo caipira. “O mercado oferece hoje fitas que não informam especificamente ao consumidor sobre a raça ou linhagem dos suínos a que atendem. A pesapig traz no próprio produto a informação de referência para uso em suínos de alto potencial genético e outros de menor produtividade, orientando quem a utiliza”, esclarece.


Em relação a outros produtos similares existentes no mercado, a fita de predição de peso desenvolvida no campus Rio Pomba  possui importantes diferenciais, como a possibilidade de aferir o peso do pernil suíno. “Facilita muito para o produtor, os frigoríficos e até mesmo funcionários de açougue na hora de determinar o peso desse tipo de corte, sem a necessidade de abater o animal para essa finalidade”, explica Sérgio Pena.


O produto também vem sendo usado em aulas práticas no Campus Rio Pomba/IF Sudeste MG, e em projetos de extensão com produtores de suínos da região, permitindo a interface entre ensino, pesquisa, inovação e extensão. “Contribui para divulgar a marca IF Sudeste MG perante a sociedade e reafirma a importância dos Institutos Federais para o arranjo produtivo local”, conclui Sérgio.


A experiência com o uso da ferramenta pesapig tem sido motivadora para os atuais discentes e servidores do campus Rio Pomba/IF Sudeste MG, pois demonstra que a instituição pode proporcionar condições de contribuir de forma concreta para o desenvolvimento de tecnologias e assim melhorar a vida do homem do campo.

Assista ao video sobre a ferramenta no YouTube


O que é o Forcampo?


O Fórum reúne órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas do Conif e é responsável pela discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas vinculadas à Educação do Campo e ao Ensino Agrícola. Entre outras ações, o grupo discute questões sobre a estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e as melhorias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas a educação do campo.


II Seminário Forcampo tem como tema “Desafios e possibilidades da gestão em rede” e como objetivo a “contribuição para a construção da Política de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal, por meio de estudos e debates nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, relacionando-as com as especificidades das propostas político-pedagógicas dos campi, alinhando-as às perspectivas de crescimento e fortalecimento da política pública educacional de sustentabilidade do campo”, conforme estabelecido no edital.


O Forcampo conta com o apoio do IFB, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IF Sudeste MG