Equipe Fórmula Cefast é tricampeã nacional e se classifica para evento internacional

A equipe Fórmula Cefast conquistou, pela terceira vez, o primeiro lugar geral na competição Fórmula SAE Brasil. Os estudantes do CEFET-MG participaram do evento realizado em Piracicaba (SP), de 10 a 14 de agosto.


O professor Cleidson Oliveira, coordenador da equipe ao lado do professor Marcelo Rios, explica que a conquista do tricampeonato mostrou o espírito de equipe e comprometimento dos alunos. “É uma competição muito disputada, onde estão as maiores universidades do Brasil”, afirma. 63 equipes participaram de provas de apresentação do projeto do veículo, de segurança e de caráter dinâmico, que analisa a velocidade e eficiência do carro. Cleidson destaca que nas oito provas disputadas, o Fórmula Cefast ficou entre os três primeiros em sete delas.


Para o capitão da equipe, o estudante Carlos Granato, os membros conseguiram superar os problemas e mostrar sua capacidade. “O trajeto da temporada da nossa equipe foi recheado de altos e baixos, sendo necessário um alto nível de resiliência e controle psicológico para conseguirmos manter o foco durante a inconstância da pandemia”. A competição em Piracicaba foi a retomada das edições presenciais do Fórmula SAE Brasil, após dois anos de competições on-line, em função da pandemia da covid-19. Em 2021, os estudantes do CEFET-MG também foram campeões gerais no evento remoto.


“O sentimento ao final de tudo foi o mais positivo possível, com a sensação de que todo o esforço valeu a pena”, afirma Carlos. “O alívio de pisar na linha de chegada em primeiro lugar mais uma vez é revigorante e, certamente, fez crescer ainda mais o espírito de raça e foco que são a marca da equipe Fórmula Cefast”. Cleidson destaca a importância da conquista para os alunos, que atuam em diversas frentes. 43 estudantes estiveram na competição, entre alunos dos cursos de graduação e do ensino técnico. Além daqueles responsáveis pela construção e pilotagem do veículo, há estudantes voltados à gestão e marketing, também avaliadas no Fórmula SAE.


Com a conquista, a equipe se classifica para competição internacional em Michigan, nos Estados Unidos, em maio de 2023, e os estudantes já se preparam para o novo desafio, animados com a vivência que o projeto traz. “Jamais será somente uma equipe de competição. A experiência aqui dentro nos torna pessoas melhores em todos os sentidos da vida”, resume Carlos.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Cefet/MG