Ex-aluno do Cefet/RJ conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Economia

Luiz Filipe Peres Mendes, ex-aluno do curso técnico integrado ao ensino médio em Mecânica, da Unidade Maracanã, garantiu a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON), realizada entre os dias 1º e 4 de junho, em São Paulo. É a primeira vez que um estudante do Rio de Janeiro alcança esse resultado. Com a conquista, o jovem de 18 anos foi um dos cinco estudantes selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia, que será realizada em Volos, na Grécia, entre os dias 24 de julho e 2 de agosto.


Luiz Felipe ainda garantiu o prêmio de melhor aluno de escola pública e melhor apresentação de trabalho (business case). Para ele, o resultado representa a realização de um sonho. “Sempre foi uma meta pessoal conseguir uma medalha na olimpíada e o fato de ela ter vindo dourada é o melhor que eu poderia pedir. O Cefet/RJ me apresentou a um mundo completamente diferente e permitiu que eu participasse de diversas iniciativas extracurriculares extremamente importantes em minha jornada”, comemorou o jovem.


Selecionado como talento de escola pública, atualmente o estudante é bolsista integral na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EPGE), onde cursa o primeiro semestre de Economia. Durante o ensino médio no Cefet/RJ, Luiz Felipe foi beneficiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM) e teve orientação do professor Heitor Mendes, entre os anos de 2021 e 2022, em seu trabalho sobre educação financeira.


Finalistas da OBECON buscam tetracampeonato mundial para o Brasil

A Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) é um evento gratuito voltado aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio de todo o país e serve como fase classificatória para a Olimpíada Internacional de Economia (IEO). Neste ano, o evento contou com aproximadamente 6.500 participantes, sendo, aproximadamente, 30% de escolas públicas.


Na IEO, o Brasil tem tradição e já conquistou o campeonato três vezes, além de ter garantido medalhas de prata e bronze e de ter ficado no pódio em todas as edições do evento. Em 2023, Luiz Felipe e a delegação brasileira disputarão o tetracampeonato com outros 41 países.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom Cefet-RJ