Equipamento desenvolvido no LabSim auxilia na segurança no trânsito

O projeto “Otimização do dispositivo etilômetro veicular” está desenvolvendo, no Laboratório de Simulação (LabSim) do Campus Macaé, um protótipo que permitirá a fabricação nacional e em baixo custo de equipamentos de bafômetro veicular. O dispositivo é utilizado para aumentar a segurança no trânsito, garantindo que o motorista esteja livre do efeito de bebidas alcóolicas. 


  Coordenado pelo professor Robson da Cunha Santos, do Campus Cabo Frio,  a pesquisa é desenvolvida em parceria entre a empresa Sighir e o Instituto Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sebrae, Polo de inovação Campos dos Goytacazes (PICG) e Embrapii. O primeiro ciclo de desenvolvimento do protótipo foi recentemente concluído. Nesta nova etapa, o modelo ganhará novas funcionalidades e melhorias. A previsão de conclusão da fase atual do projeto é abril de 2024.  


 O estudante Jean Viana Ribeiro, que cursa o 7º período de Engenharia de Controle e Automação no Campus Macaé, aplica seus conhecimentos na programação do dispositivo. “Eu tenho desenvolvido principalmente a parte de programação do dispositivo, tanto pesquisa quanto implementação. Porém, acabo também me envolvendo em outras tarefas como design e eletrônica”, explicou ele. 


A equipe conta com o professor Gerson Cunha, da UFRJ, como consultor técnico,  com a professora Milena Soares, do IFF Campus  Campos Centro, e com os estudantes Letícia Barcelos Reis, Matheus Ribeiro Vidal, Klauss Miranda Marchi e Willian Bittencourt, alunos do Campus Macaé.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFF