Estudantes do IFBA garantem 147 premiações em Olimpíada de Matemática

A 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) garantiu a 15 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) um total de 147 premiações, sendo uma medalha de ouro, seis de prata, oito de bronze e 132 menções honrosas - nível 3. O resultado foi divulgado no último dia 20 de dezembro.

A medalha de ouro foi para Gabriel Martinez, estudante do curso técnico em Mecânica do Campus Salvador, unidade do IFBA que conseguiu o maior número de medalhas e menções honrosas. A preparação dos(as) estudantes do Campus foi realizada pelo professor de matemática Acelio Rodrigues.

Além de Salvador (3), os campi Brumado, Paulo Afonso e Seabra também garantiram uma medalha de prata cada, enquanto as de bronze foram para os campi Barreiras (2), Eunápolis (1), Jequié (1) e Seabra (1). “Fico muito feliz em ganhar medalha na maior olimpíada do país e estar representando no pódio o meu Estado. O processo para alcançar essa conquista foi árduo, porém me sinto realizado em poder aumentar o meu quadro de medalhas!", afirmou o representante de Eunápolis foi Vinicius Soares.

Já as menções honrosas foram distribuídas da seguinte forma: Barreiras (9); Brumado (8); Camaçari (5); Euclides da Cunha (4); Eunápolis (6); Ilhéus (5); Irecê (8); Jacobina (14); Jequié (7); Paulo Afonso (10); Porto Seguro (5); Salvador (40); Santo Amaro (1); Seabra (6); e Valença (4).

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A competição foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.


As premiações podem ser conferidas em http://premiacao.obmep.org.br/17obmep/mapa.htm


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFBA