Cefet/RJ sedia seminário que discute o futuro da educação dos jovens

Com o objetivo de debater as necessidades e melhorias nas escolas do país e garantir que os jovens tenham um futuro promissor, o Cefet/RJ está sediando o Seminário de Educação da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). A abertura do evento foi realizada nesta quinta-feira (2), no Auditório 1 da Unidade Maracanã, e recebeu centenas de estudantes. Entre as autoridades presentes, o secretário nacional de juventude do governo federal, Ronald Luiz dos Santos, conhecido como “Sorriso”, destacou a relevância de eventos como esse para dar voz aos secundaristas e transformar demandas em políticas públicas que beneficiem a todos.


Em sua fala, a vice-presidente de assuntos acadêmicos e futura presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Leopoldina Veras, ressaltou a importância de professores e alunos lutarem juntos pelas demandas mais urgentes, como a garantia da merenda escolar e o investimento em infraestrutura das unidades escolares. “Quando o país não aposta na educação, está fadado ao fracasso. Devemos lutar juntos pela educação gratuita”, reforçou Veras.

A vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira, agradeceu a presença de todos e destacou o papel da instituição na promoção de educação pública e de qualidade a seus alunos. Ela também salientou a importância da união da juventude em prol dessa causa e lembrou que a soma de esforços é uma ferramenta transformadora para a conquista dos objetivos. “O futuro que a gente almeja tem que ser construído no presente. Essa união que vocês estão mostrando aqui é fundamental para projetar os caminhos para a educação, porque ninguém faz nada sozinho”, destacou a dirigente.


Para participar do evento, muitos estudantes praticamente atravessaram o país. Vancley Silva, de 17 anos, viajou de Buriticupu, no interior do Maranhão, até o Rio de Janeiro, porque considera o tema uma prioridade em sua vida. “Foram três dias dentro de um ônibus, parando apenas para lanchar e tomar banho, mas tudo valeu a pena. Meu propósito é lutar pela unificação da grade curricular e pelo ensino público de qualidade”, afirmou o jovem.


O evento da UBES prevê a realização de diversas atividades durante esta quinta-feira. Clique aqui para conferir a programação completa.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom Cefet/RJ