Livro de professor do Cefet/RJ é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2022

O livro Aprendendo a inovar em projetos STEAM – um guia para estudantes, do ex-aluno e professor do Cefet/RJ Marco Braga, foi escolhido como um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2022, considerado uma das premiações mais tradicionais do país. Lançada em maio de 2021, a obra ficou entre as dez publicações que se destacaram na categoria Economia Criativa. A 64ª edição do prêmio reuniu 4.920 obras inscritas, divididas em quatro eixos temáticos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.


De acordo com o autor, o guia visa incentivar estudantes a desenvolverem projetos interdisciplinares inovadores que reúnam conhecimentos em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. “O livro tem uma sequência baseada no desenvolvimento de um projeto, mas trabalha diversas questões do entorno, como o papel da diversidade na inovação. Isso fica claro através da apresentação de alguns casos que podem inspirar estudantes a verem que a diferença é construtiva”, explica o docente.


O professor reforça também que a temática da obra aponta na direção do surgimento de um novo modelo de aprendizagem, que já pode ser observado no Cefet/RJ. “A instituição está em uma fase de transição entre a formação tecnológica industrial clássica para uma formação baseada em projetos. Essa nova concepção visa formar engenheiros, técnicos ou pesquisadores voltados para a inovação e a sustentabilidade. Algo mais próximo daquilo que se convencionou chamar de Indústria 4.0”, destaca Braga.


Marco Braga participa, atualmente, como pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação e de Engenharia de Produção e Sistemas no Cefet/RJ, além de ser organizador e mentor do Expin48 e do Invent for the Planet Brazil.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom Cefet/RJ