Professores de Francês produzem coleções de livros didáticos para ensino do idioma

Há cerca de seis anos, professores do Departamento de Francês do Colégio Pedro II desenvolvem  um projeto pioneiro e autoral de produção de livros didáticos de ensino de Francês. O resultado são três coleções - duas completas e uma em fase de finalização - que proporcionam aos estudantes do CPII que estudam a língua francesa acesso gratuito a material didático de qualidade.  


A coleção C’EST NOUS! é utilizada por estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), a coleção RÉSEAUX, por estudantes que ingressam na 1ª série do Ensino Médio e escolhem o Francês como língua estrangeira, e a coleção PERSPECTIVES, que se encontra em fase final de elaboração e será utilizada por estudantes do Ensino Médio que optaram pelo Francês como língua estrangeira e que cursaram a disciplina ao longo do Ensino Fundamental no CPII.


”Até pouco tempo, não havia produção editorial de metodologia de ensino de Francês disponível no Brasil.  Os livros eram importados da França fazendo com que esse material didático tivesse um custo elevado para os estudantes do colégio que optassem pelo Francês como língua estrangeira”, conta Marcone Rocca, coordenador-geral de Departamento de Francês do CPII, e acrescenta: “Há mais de 40 anos, não se organizava coleção de materiais de ensino de Francês aqui no Brasil,  nós rompemos essa barreira editorial e produzimos os nossos livros”.


São livros não comercializáveis, impressos pelos campi e produzidos para serem distribuídos gratuitamente aos alunos a cada início de ano letivo. “É um trabalho árduo que é realizado ao longo do ano letivo com muita dedicação e excelência.  Nossas coleções já tiveram alguns volumes revisados e estamos sempre atentos às necessidades de mudanças e adequações”, enfatiza Juliana Perner, professora de Francês do Campus São Cristóvão II.


Anna Luiza Moura, servidora e ex-aluna do Colégio Pedro II, lembra da dificuldade em adquirir os livros de Francês, anos atrás e ressalta a importância dessa iniciativa. “Eu e minha irmã fomos alunas do Colégio Pedro II e me lembro bem do quão caros eram os livros de Francês.  Minha mãe fazia um esforço grande para comprar, sobretudo porque éramos duas em séries distintas, não sendo possível dividir os livros.  Essa iniciativa da equipe de Francês é importantíssima e promove o acesso igualitário de todos os alunos aos livros didáticos. Parabéns à equipe!”.


De acordo com Marcone, esta produção editorial está sendo bem avaliada em todo o Brasil e, inclusive, pela Embaixada da França.  “Outras redes de ensino têm interesse em utilizar a nossa metodologia.  A Secretaria Estadual de Educação, por exemplo, já manifestou interesse”, contou.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom Colégio Pedro II

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