Projeto França-Brasil recebe estudantes franceses no Campus Santa Luzia

Com o objetivo de promover produções científicas conjuntas e o intercâmbio técnico-científico e cultural de estudantes e servidores, o Campus Santa Luzia, em parceria com o CFA Agricole Public des Hauts des France, criou o projeto França-Brasil. A ideia nasceu há dois anos, logo após a visita de um grupo de estudantes franceses à unidade, dias antes do início da pandemia de Covid-19.


Passado o período mais rígido do isolamento social, o Campus recebeu, entre os dias 4 e 13 de abril, os alunos Axel Ratier, Théo Dairaine, Hugo Glachant e a professora Marie Morisse, todos do CFA Agricole Public des Hauts de France, além da diretora de relações internacionais, Virginie Fouquet. O objeto de estudo do grupo são as ocupações urbanas da região da Izidora, entre Belo Horizonte e Santa Luzia. Instaladas durante os anos de 2011 e 2013, as comunidades Helena Greco, Esperança, Vitória e Rosa Leão são marcadas pela precariedade em infraestruturas urbanas de saneamento básico, pavimentação e drenagem pluvial. 


O projeto definiu cinco grupos de trabalho para os seguintes eixos temáticos: coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água, controle de erosão, proteção de nascentes / recuperação de margens dos cursos de água e hortas comunitárias. “Além do caráter social esse projeto possibilita à comunidade acadêmica a experiência aplicada na sua área de atuação, fazendo uma tentativa de agregar o conhecimento científico e tecnológico aodesenvolvimento sustentável das comunidades”, explica a professora Janaína Park, presidente da Comissão Permanente de Relações Internacionais do Campus.


“Tivemos um retorno extremamente positivo por parte dos colegas franceses e há o intuito de alavancar outras ações conjuntas, no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão”, revela o professor do curso de Engenharia Civil, Daniel Miranda, que também é coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Santa Luzia. Ele e a professora Janaína foram os idealizadores do projeto e atuam em dois dos cinco eixos temáticos citados.


Parceria


Assim como os campi do IFMG, o CFA Agricole Public des Hauts de France possui vários "sítios", chamados de Unité de Formation d’Apprentissage (UFAs), ou unidades de formação de aprendizagem, em português. A parceria com o IFMG envolve as UFAs de Abbeville e Douai . Os primeiros estudantes franceses, que vieram em março de 2020, eram de Douai. Os de agora, de Abbeville. Em janeiro deste ano, as alunas Aline Morais e Ana Carolina Araújo, ambas do curso de Arquitetura e Urbanismo, fizeram uma mobilidade no formato de estágio curto nessas duas UFAs parceiras.