IFBA receberá Comenda de Honra do Conselho Estadual de Educação da Bahia, o mais antigo do Brasil

Convidada pelo presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), Paulo Gabriel Soledade Nacif, a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Luzia Mota, participará da Conferência Nacional '180 anos de criação de Gestão Colegiada da Educação Brasileira’, ação comemorativa pelo 180º aniversário do CEE-BA, o primeiro do Brasil. O evento vai acontecer na próxima segunda-feira, 30 de maio, a partir das 19h, no Teatro Castro Alves (TCA). 


Órgão colegiado vinculado à Secretaria da Educação do Estado, o Conselho Estadual de Educação da Bahia prestará homenagem ao Instituto, com a entrega da Comenda de Honra “CEE/BA  180 anos” ao IFBA.


A programação da cerimônia comemorativa inclui a conferência de Aloízio Mercadante sobre os ‘Caminhos e descaminhos da Cidadania Brasileira’. Economista e professor universitário, Mercadante foi ministro da Educação, ministro chefe da Casa Civil e também comandou o antigo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, além de ter sido deputado federal e senador pelo estado de São Paulo.

Os (as) interessados (as) em participar do evento deverão realizar inscrição individual através do Sympla e apresentar na chegada ao TCA, comprovante de vacinação e o QrCode enviado pela plataforma ao e-mail do inscrito. As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 29 no link  https://www.sympla.com.br/conferencia-nacional-180-anos-de-gestao-colegiada-da-educacao-brasileira__1577760?token=8d3a905b5898d87b75a1757d9c19931a


ANÍSIO TEIXEIRA, RENÉE ALBAGLI E RUI BARBOSA: ILUSTRES CONSELHEIROS


“Criado em 1842 como Concelho de Instrucção Pública, é o primeiro do Brasil e aquele a partir do qual foram criadas várias leis que passaram a nortear a educação no país”, informa texto disponível na página do CEE-BA. Ao longo de sua história,  o Conselho Estadual de Educação da Bahia já teve entre seus conselheiros personalidades como Anísio Teixeira, Renée Albagli e Rui Barbosa. 


Entre as atuais atribuições do Conselho Estadual de Educação da Bahia estão credenciar instituições, reconhecer cursos superiores ministrados pelas universidades estaduais, autorizar funcionamento de cursos, apurar denúncias envolvendo estabelecimentos de ensino, entre outras.



O Setor de Atendimento ao Público do CEE-BA pode ser contatado pelo e-mail conselho.bahia@educacao.ba.gov.br .

Relacionados