Estudante do IFMG conquista prêmio de melhor artigo em congresso nacional

Resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Campus Betim, o trabalho intitulado "Small-signal model for stability analysis of different microgrid configurations" venceu o prêmio de melhor artigo no Congresso Brasileiro de Automática 2022, na categoria graduação. A pesquisa é resultado do projeto “Modelagem, simulação e controle de conversores em uma microrrede de geração distribuída” e foi desenvolvida pelo estudante Gustavo Oliveira, do curso de Engenharia de Controle e Automação, com a orientação dos professores Leandro Freitas e Reginaldo Ferreira.


Conforme Gustavo Oliveira, que é o primeiro autor do artigo, o trabalho propõe um modelo de pequenos sinais com característica modular, capaz de representar diferentes configurações de microrredes de energia elétrica. O trabalho é fruto das ações realizadas com o grupo de pesquisa “Praticar” (Pesquisa Prática em Tecnologia da Informação, Controle, Automação e Robótica) e também teve o apoio do professor Sidelmo Silva, do laboratório TESLA da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


"O Congresso Brasileiro de Automática é o evento nacional mais importante na área de Controle e Automação", destaca o professor Leandro Freitas. "A premiação é uma conquista gigante para todos envolvidos no trabalho, os professores, o IFMG, mas principalmente para o Gustavo que trabalhou muito e com muita qualidade durante todo o projeto de pesquisa", declarou.


E a pesquisa continua, "em seu Trabalho de Conclusão de Curso, Gustavo vem expandindo o modelo desenvolvido de modo a incluir conversores de energia chamados 'seguidores de rede', que são utilizados na geração de energia solar, por exemplo", explica o professor Reginaldo, orientador do estudante.


O Congresso Brasileiro de Automática (CBA) foi realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, em Fortaleza (CE). O evento reúne as comunidades científicas e industriais, possibilitando a troca de informações entre os diversos profissionais da área de ciências elétricas. Também promove minicursos e palestras para atualização de estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais. Além de trazer convidados e o que há de mais inovador no mundo da engenharia.


Assista ao vídeo no qual Gustavo explica o trabalho.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFMG