IFMG participa do programa Bom-será, que vai restaurar residências coloniais em Ouro Preto

Realizar reformas emergenciais em três casas históricas pertencentes a famílias de baixa renda do município de Ouro Preto: esse é o principal objetivo do programa Bom-será, iniciativa do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto (IA), em parceria com o IFMG, Campus Ouro Preto, e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com patrocínio do Instituto Cultural Vale.


Para resguardar os traços histórico-culturais e a segurança das moradias, a ação oportuniza oficinas de restauro, realizadas nas próprias casas e direcionadas aos profissionais da construção civil (serventes, pedreiros, pintores etc) que atuam na cidade.


Além disso, há a promoção das oficinas “Conhecendo os Ofícios”, para moradores e estudantes. Por meio de parceria com o curso superior de tecnologia em Conservação e Restauro do Campus Ouro Preto, docentes e alunos do IFMG poderão atuar, de forma prática, em uma série de atividades vinculadas às oficinas, tais como: revisão de levantamentos arquitetônicos, mapeamento de danos, diagnósticos de estado de conservação, assessoria técnica, mobilização da comunidade envolvida por meio de ações de educação, para a importância da preservação do acervo, entre outras.


Estão previstas, ainda, atividades relativas a educação patrimonial e manutenção preventiva (após as casas restauradas).


A arquiteta e professora do curso no IFMG, Paola Villas Bôas, explica que "o Campus Ouro Preto está atuando no Bom-será através da ação de extensão 'Oficina de Restauro Público: ações técnico-tecnológicas, educativas e de formação', que existe como projeto desde 2014. A parceria comprova a importância das ações extensionistas vinculadas ao ensino, que possibilitam uma prática aplicada e próxima da atuação profissional, na formação do tecnólogo em Conservação e Restauro, para que possam atuar de forma responsável na preservação do nosso patrimônio edificado", destaca. O projeto na Instituição é realizado em parceria com o Escritório Técnico do Iphan e a Prefeitura de Ouro Preto.


“Conhecendo os Ofícios”


Compõem o programa nove oficinas gratuitas para estudantes e comunidade nos temas carpintaria, alvenaria, pintura e instalação. A finalidade é que os participantes aprendam os saberes construtivos e as técnicas da restauração e preservação da arquitetura colonial da cidade. Além disso, a ação visa qualificar a mão de obra local com atividades educativas gratuitas.


As oficinas são direcionadas a estudantes do curso de tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Federal de Ouro Preto; moradores das casas contempladas, comunidade ouro-pretana e região - todos a partir de 18 anos.


Três já foram realizadas (“Carpintaria: telhados”, “Carpintaria: esquadrias” e “Paredes: estrutura de pau a pique”). As demais incluem os seguintes temas: “Carpintaria: acabamentos de forro e piso”; “Paredes: preparo do barro/terra para preenchimento de pau a pique”, “Paredes: aplicação de emboço em terra”, “Pintura/revestimentos: argamassas de cal e areia”, “Pintura/revestimento: cal para pintura”, “Instalações complementares: elétrica e hidráulica”.


Por que Bom-será?


Bom-será ou Bomserá é uma construção típica do século XVIII, presente nas cidades históricas que fizeram parte do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana, Sabará e Caeté). São edificações de grande valor histórico, cuja principal característica é o uso de “parede-e-meia”. Essas construções foram edificadas encostadas, umas nas outras, a partir de uma única estrutura, divididas em várias residências. Diz a tradição, que nesses conjuntos, onde uma edificação sustentava a outra, famílias viviam misturadas. Que do desejo de uma convivência harmoniosa surgiu a saudação Bom-será.

As casas - Todas as residências estão localizadas no bairro Cabeças, em Ouro Preto.


Assessoria de Comunicação do Conif

Com informações do Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto - IA

Foto: Lucas de Godoy