Estudantes são premiados em olimpíada nacional de astronomia

Cinco alunos dos cursos técnicos Integrados do IFMG - Campus Governador Valadares garantiram medalhas na 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que visa fomentar o interesse pela astronomia, astronáutica e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.


Ao todo, 11 discentes dos cursos técnicos integrados do campus se inscreveram na competição. Cinco se classificaram para receber medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.


A prova do nível 4, destinada a alunos do ensino médio, ocorreu em todo o país no dia 20 de maio deste ano, tendo sido no IFMG-GV supervisionada pelo professor de física Rodrigo Marques de Oliveira. Aplicada em fase única, de forma individual e sem consulta, a avaliação foi composta por dez questões objetivas com assuntos variados como a Lei da Gravitação, eletromagnetismo, sistema solar, universo e constelações, a Corrida Espacial e a Guerra Fria; foguetes, satélites e sensoriamento remoto.


Confira quem são os alunos do IFMG-GV premiados na OBA 2022 e o que eles têm para contar sobre essa experiência:


MEDALHA DE OURO


Nikolas Barbosa Coutinho Costa (3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações)

"Certamente, conquistar essa medalha na OBA foi algo que almejei desde o início do ano, já que seria a minha última oportunidade. Por isso, estou muito contente com o meu desempenho na olimpíada e agradeço muito aos professores do IF por ajudar e incentivar os alunos”.


MEDALHA DE PRATA


Fernando Alves Dutra Filho (3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações)

“Ser premiado na OBA foi, com certeza, algo que queria que acontecesse. Estou muito feliz com o resultado e grato a todos os professores do campus, que sempre deram apoio aos estudantes, principalmente aos da área de exatas que me ajudaram muito com o conteúdo da prova”.


Marina Xavier Damasceno (3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente)

“Fiquei muito feliz por ter conquistado uma medalha. Por ser meu último ano, também era minha última chance. Sempre gostei da OBA por incentivar os alunos a pesquisarem além daquilo que é passado nas aulas. Com certeza vou levar muito do que aprendi comigo”.


MEDALHA DE BRONZE


Arthur Gomes Rodrigues Marinho (3º ano do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente)

“Eu sempre fui fascinado pela astronomia, desde muito novo a ciência sempre me despertou a curiosidade de buscar mais. E essa simpatia trouxe ótimos frutos! Estou super contente com meu resultado e dos meus colegas. Foi uma experiência incrível e muito divertida”.


Davi Fonseca Lopes (3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações)

"Fico muito feliz de ter a oportunidade de participar de uma olimpíada sobre uma área do meu interesse de estudos e ainda mais com o resultado obtido. É muito bom que o IF nos incentive nesse sentido”.


Professor Rodrigo explica como foi a preparação dos estudantes. “Orientei os alunos a assistirem alguns vídeos selecionados pela organização da OBA, onde resolvem provas anteriores e comentam sobre o tipo de resposta esperada”. O docente aposta que a próxima edição da olimpíada será ainda melhor. “O Campus já recebeu o telescópio PowerSeeker 127eq e o Galileoscópio (este doado pela OBA ao Instituto). Os equipamentos serão grandes estimuladores para que tenhamos a participação de mais estudantes no ano que vem”.


Uma cerimônia para entrega das medalhas aos estudantes premiados será organizada em breve.