Docentes do Ifal produzem livro para ensino de língua espanhola, a convite de embaixada

Duas professoras do Campus Maceió, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), estão entre os autores de um livro recém-publicado pela Consejería de Educación da Embaixada da Espanha no Brasil. O e-book Píldoras de español: cultura en la clase de E/LE, lançado no último domingo (13), foi formulado pelas docentes Edvânia Medeiros de Omena e Elaine dos Santos Sgarbi, após convite da entidade espanhola, para auxiliar no desenvolvimento de materiais gratuitos de qualidade e que trabalhem adequadamente as expressões culturais de países de língua hispânica, no Brasil.


Junto às docentes, a professora do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Flávia Karolina Lima, e o assessor técnico do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil, Xoán Calviño, elaboraram um material que deve ser voltado para aulas de espanhol, como língua estrangeira, de forma eminentemente prática.


Elaine lembra que a obra teve seu início a partir do perfil do Instagram @unapildoradeespanol, criado em 2020, pelas professoras do Campus Maceió, por conta da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia.


“Os conteúdos foram pensados e discutidos pelos quatro, mas a ideia do livro surgiu por parte do Xoán que viu nosso perfil no Instagram e se interessou pelos conteúdos criados por nós. Na época, a professora Flávia Karolina estava em exercício provisório no Ifal”, detalha.


A partir das "píldoras" já publicadas no Instagram, eles aprofundaram a pesquisa para trazer uma amostra do universo cultural dos países hispânicos e que não atendesse apenas aos professores de Espanhol, mas também todos aqueles que quisessem estudar a língua de maneira independente.


No volume são apresentados dez países hispano falantes, por meio de textos curtos (píldoras) os conteúdos culturais de forma prática e lúdica. “Os capítulos, construídos com base na pedagogia dos multiletramentos, abordam diversos eixos transversais: esporte, séries, cinema, viagens, música, literatura, gastronomia”, detalha Elaine, que já iniciou a produção de um segundo volume, abordando outros 11 países.


Acesse aqui o e-book.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Jhonathan Pino (Ascom/Ifal)