Aluno do Cefet/RJ está entre os 50 finalistas de prêmio global de estudantes

Lucas Tejedor da Silva, aluno da educação profissional técnica de nível médio do Cefet/RJ Unidade Maracanã, foi selecionado, entre quase 7 mil inscritos, para ser um dos 50 finalistas do Global Student Prize 2022 (Prêmio Global de Estudantes, em português). O jovem de 18 anos está concluindo o terceiro ano do curso de Informática e já conquistou inúmeras medalhas em eventos de destaque nacional, como a Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) e a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), maior feira de ciências do estado do Rio de Janeiro.

 

“Quando eu recebi a notícia fiquei muito feliz! Eu estava confiante de que meus projetos eram importantes, mas não esperava que fossem suficientes para me levar aos melhores do mundo”, comemorou. Caso conquiste os 100 mil dólares ofertados ao primeiro colocado, Lucas planeja investir parte dos valores em seus projetos atuais, além de criar uma startup de tecnologia. 


Entre as criações que se destacaram e o credenciaram para a indicação, estão o “Drone da Amazônia”, veículo aéreo que tem a capacidade de detectar pequenos focos de incêndio, e o “Ubuntu”, uma plataforma que simplifica a troca de produtos entre organizações não governamentais (ONGs) e facilita a doação de itens à comunidade, desenvolvida em parceria com docentes do Cefet/RJ e com a entidade assistencial Casa de Cáritas. O jovem também trabalha em um projeto, que ainda está sendo desenvolvido, para detectar vazamentos em dutos de petróleo.

Lucas acredita que é importante nunca desistir dos sonhos, pois mesmo ações pequenas podem ter impacto significativo no planeta. “A partir do momento que você se engaja em iniciativas que impactam a comunidade e tenham a ver com sua paixão, além de ser divertido, abrem-se portas que vão além da imaginação”, completa o estudante.


Sobre o prêmio


O Global Student Prize tem o objetivo de premiar um aluno considerado excepcional, que desenvolva projetos de impacto real na vida dos seus colegas e da comunidade onde vive. Após a divulgação dos 50 primeiros classificados, a previsão é que os 10 finalistas sejam anunciados no mês de agosto. A divulgação do grande vencedor deve acontecer até o final do ano.


Acesse o site oficial e conheça mais sobre o Global Student Prize.


Assessoria de Comunicação do Conif 

Texto: Ascom Cefet/RJ

Foto: Arquivo pessoal