Pesquisadores do IFRS estão, pelo segundo ano, em ranking de referência em produtividade científica

O  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) tem 23 servidores compondo o AD Scientific Index 2022, um ranking internacional de produção científica. Figuram na lista pesquisadores considerados referência no mundo, a partir da produtividade registrada nos últimos cinco anos. A divulgação dos resultados ocorreu neste mês de março. 


O ranking é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas. As pesquisas dos servidores do IFRS são nas mais variadas áreas do conhecimento, entre elas: ciências naturais, agricultura, engenharias, química, informática e energias renováveis.


Os pesquisadores do Instituto que constam do ranking são: Cibele Schwanke (em memória), Jean Da Rolt,  Giandra VolpatoWagner Luiz PriamoJúlia Marques Carvalho Da SilvaAnderson Luis NunesEvandro Manara Miletto,  Sonia SouzaRafael Pereira EstevesJúlio Xandro HeckAna Lucia Anversa SegattoFelipe SampaioMichelle Camara PizzatoLizandra EstabelMarcos Paulo LudwigVanessa Franco De Carvalho,  Marilia Bonzanini BossleIvan Jorge GabeJuliano Cantarelli TonioloLia Beraldo Da Silveira BalestrinRodrigo Barbosa PintoVicente Zatti e Tadeu Luis Tiecher.


Este foi o segundo ano consecutivo que servidores do IFRS entram na lista. A pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marilia Bonzanini Bossle, destaca o impacto dos trabalhos de pesquisa  tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade. “A nossa instituição estar em rankings como esse mostra o potencial da pesquisa e de nossos pesquisadores, que têm feito um excelente trabalho, com impacto na sociedade e na comunidade acadêmica”, aponta. Marilia salienta a necessidade de ampliar o debate sobre o cenário de baixos investimentos em educação, ciência e tecnologia, “fundamentais para o desenvolvimento do país”.


Sobre o “Índice Científico AD” 


Para compor o ranking, são usados os valores totais e dos últimos cinco anos de índices que consideram a quantidade de citações dos trabalhos publicados pelos pesquisadores, a partir do ranking Google Scholar. De acordo com os organizadores do Índice, o número de produções científicas usadas como referência para outros autores mostra o valor e a extensão dessas produções para a literatura científica. 


O AD Scientific Index usa nove parâmetros e mostra a classificação de cientistas individuais em 12 áreas de conhecimento, 256 ramos, 14,1 mil instituições de emprego, 215 países, 10 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Arab Leageu, EECA, BRICS e COMESA) e no mundo. 


Para mais informações acesse a página da AD Scientific