Projeto de extensão do IFPA divulga cartilha sobre enfermidades frequentes em bovinos

Pesquisadores do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Marabá Rural, por meio do projeto “Caracterização de Enfermidades e Diagnóstico de Brucelose e Tuberculose em Bovinos”, elaboraram a cartilha “Controle e prevenção de enfermidades bovinas mais relatadas por comunidades rurais”. O projeto foi aprovado no edital Nº 04/2020 - PROEXTENSÃO, sob a coordenação do professor Dr. Danillo Henrique da Silva Lima e a cartilha possui participação especial do professor Dr. José Diomedes Barbosa Neto do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, Campus Castanhal.


A obra é resultante de capacitações online com comunidades rurais dos municípios de Marabá e Parauapebas, no estado do Pará e de Alto Alegre do Pindaré, no estado do Maranhão. Nestes encontros, foram registradas 44 respostas ao questionário aplicado que serviu de base para a elaboração dos relatórios e vídeos disponíveis na obra por meio de links.


Os pesquisadores identificaram mais de 30 tipos de enfermidades que afetam os rebanhos nestas regiões segundo os produtores: diarreia, envenenamento por picada de cobra, mastite, onfalite, papilomatose, deficiência de fósforo, lesões de casco e sobre unha, anaplasmose (tristezinha), pneumonia, hipoplasia testicular, deficiência de cobalto, dermatofilose, luxação de patela (câimbra da perna), botulismo, varíola bovina, intoxicação por cafezinho, deficiência de cobre, desgaste dentário, babesiose (tristezinha), tuberculose, carbúnculo sintomático (manqueira), brucelose, hemoncose (verminose), raiva, carcinoma, dermatofitose, poliartrite, tétano, ceratoconjuntivite, carcinoma dos olhos, tripanossomíase, intoxicação por gibata/chibata, herpes vírus tipo5.


Para ajudar os criadores e profissionais da área a compreender a frequência de cada enfermidade, a cartilha traz um panorama geral sobre a pecuária e a sanidade bovina, com ênfase no controle e prevenção das principais doenças prevalentes no Pará e estado do Maranhão. Apresenta, também a metodologia, frequência das enfermidades, gráficos, calendário sanitário para propriedade leiteira; as informações básicas das moléstias mais relatadas nos questionários, com descrição dos sinais clínicos e os agentes causadores, bem como a forma de tratamento e prevenção de cada uma.  


Os autores disponibilizaram aos leitores na cartilha os links das palestras, o vídeo dos resultados do projeto de extensão, o contato dos pesquisadores e das referências.


Clique aqui para acessar a cartilha e aproveite para compartilhar com produtores rurais, alunos, profissionais das ciências agrárias e demais interessados.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFMG