Instituto Federal da Bahia (IFBA) comemora 14 anos

Há exatos 14 anos, o IFBA foi criado. Em 29 de dezembro de 2008, foi sancionada a Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais e transformou o Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).


- Agora fiquei confuso...O IFBA não tem mais de 100 anos de existência?


- Sim, o IFBA faz parte de uma linhagem centenária de instituições de educação profissional que existem desde 1909, quando o então presidente Nilo Peçanha criou as primeiras 19 escolas de Aprendizes Artífices, que deram origem às instituições que hoje compõem a Rede Federal de EPCT.


Vale lembrar que, antes de se tornar IFBA, a instituição foi Escola de Aprendizes e Artífices, Liceu Industrial de Salvador, Escola Técnica de Salvador (ETS), Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBa) e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Em dezembro de 2008, com a Lei nº 11.892, passou a ser Instituto Federal da Bahia, que oferece educação básica, profissional e superior, com estrutura pluricurricular e multicampi, equiparando-se às universidades federais.


"São 113 anos da Rede Federal e 14 anos dos Institutos Federais. É o Estado brasileiro prestando um serviço público de Educação com muita qualidade à sociedade. Os institutos federais associados a outras políticas públicas funcionam como elemento mitigador das profundas desigualdades que atravessam nosso país. Temos muito a comemorar pelo advento dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que, juntos, contam hoje com mais de um milhão de estudantes em todo o território nacional. Parabéns e vida longa aos institutos federais do Brasil e ao IFBA!”. 

Luzia Mota, reitora do IFBA


Nesses 14 anos, muitos fatos mostram que o IFBA bem que poderia chamado, no sentido metafórico, por outros nomes. Exemplos? Instituto Federal de Excelência ou Instituto Federal de Medalhistas. Nessa homenagem ao Instituto Federal da Bahia pelo seu aniversário, apresentamos alguns fatos que revelam o porquê de atribuirmos tais alcunhas ao IFBA, de forma simbólica, evidentemente.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Bárbara Souza

Relacionados