Projeto do IFRS que auxilia pequenos empreendimentos com consultorias recebe o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

O projeto de extensão IFRS Contribui: inspirando novas atitudes empresariais venceu a 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora no Rio Grande do Sul na categoria Ensino Profissional. A ação é do Campus Canoas do IFRS, coordenada pelo professor Sérgio Almeida Migowski.


IFRS Contribui objetiva oferecer assessorias empresariais a organizações de micro e pequeno porte, profissionais autônomos e pequenas cooperativas, a fim de otimizar o desempenho de suas atividades profissionais. A importância desse serviço ultrapassa sua contribuição na resposta à crise econômica e aos efeitos perversos da pandemia por duas razões: alunos e professores têm a chance de estreitar suas relações com a comunidade onde se inserem e com a sociedade em geral; e os alunos têm uma oportunidade prática de aprendizagem em tópicos complexos da área de gestão.


A ação conta com o apoio das diversas competências docentes existentes no Campus Canoas, além daquelas existentes em diversos campi (Viamão, Bento Gonçalves, Farroupilha, Erechim e Vacaria), que integram os projetos de extensão IFRS Contribui cadastrados nos campi Canoas e Viamão.

Ao longo dos anos de 2020 e 2021, o IFRS Contribui trabalhou com empresas de diferentes localidades. Foram atendidos empreendimentos de Garibaldi, Bento Gonçalves, Gravataí, Viamão, Ivoti, Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Erechim e Osório, no estado do Rio Grande do Sul; e também de São Paulo. Foram 35 demandas atendidas em 2020 e cerca de 40 em 2021.


Alguns servidores do Campus Canoas participaram no atendimento de demandas, como os professores Jaqueline Terezinha Martins Corrêa Rodrigues, Priscila Wachs, Xana Campos Valerio, Marcelo Luiz Pereira, Mariano Nicolao, Arnaldo Moscato dos Santos (atualmente em Erechim) e Sérgio Almeida Migowski.


Texto e imagens: Comunicação do Campus Canoas do IFRS