Projeto de absorventes sustentáveis de estudantes do IFRS conquista Prêmio de Excelência na Suécia

Entre projetos de 36 países que concorreram na grande final do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), a pesquisa que desenvolveu absorventes higiênicos de baixo custo e ambientalmente sustentáveis do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu o Prêmio de Excelência. A conquista foi anunciada nesta terça-feira, 30 de agosto de 2022, no evento realizado na Suécia, e equivale ao segundo lugar do SJWP (assista à cerimônia de premiação – conquista do Brasil a partir de -25′).


O trabalho é das estudantes de ensino médio Laura Drebes e Camily Pereira, orientado pela professora Flavia Twardowski e intitulado “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”. Elas foram as únicas representantes do Brasil no evento. Ao anunciar o Prêmio de Excelência, as apresentadoras da cerimônia  destacaram que o projeto contribui para a dignidade humana e para o desenvolvimento sustentável e que as estudantes demonstraram paixão, empatia e habilidade para pensar fora da caixa. Um certificado foi entregue às meninas pela princesa Vitória da Suécia, que é a patrona do prêmio.


Emocionadas, Laura e Camily discursaram, em inglês, o quanto estão felizes por representar o seu país e agradeceram a todos que contribuíram para que o projeto e a participação delas no evento fosse possível. “Estou sem palavras para expressar meus sentimentos neste momento, muito feliz por contribuir para a ciência mundial”, falou Laura. Camily acrescentou o quanto o projeto mudou a sua vida e o modo como ela vê o mundo.


O anúncio de que seriam as representantes do país na grande final internacional foi feito na cerimônia de encerramento da etapa brasileira, integrada à Conferência Internacional Rio 2030, em 06 de junho, no Rio de Janeiro. > Relembre na notícia: Projeto de absorventes sustentáveis é selecionado para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.


As estudantes obtiveram patrocínio e apoio de diferentes instituições para a viagem à Suécia. CDAE, Scania, Xylem e Sabesp foram patrocinadores; Bucon, Compactor e Brazilcham atuaram como apoiadores.


Sobre o SustainPads


As jovens desenvolveram absorventes higiênicos mais baratos e ambientalmente sustentáveis, em comparação com os produtos encontrados no mercado, de algodão e plástico. O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual.


Os materiais absorventes foram produzidos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira (subprodutos industriais da região do litoral norte). Do resíduos da indústria nutracêutica (de cápsulas de medicamentos), as estudantes criaram um biofilme que envolve a parte interna do absorvente e é colocado dentro de suportes feitos com sobras de tecido.


Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (SJWP)


O prêmio reúne jovens inovadores, entre 15 e 20 anos, encorajando o interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade. Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio é organizado anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week). A princesa Vitória da Suécia é a patrona do prêmio.


No Brasil, o prêmio é realizado desde 2017. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é uma das instituições organizadoras, por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS); e a organização empresarial Brazilian-American Chamber of Commerce (BrazilCHam), uma das incentivadoras da participação das brasileiras no SJWP.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Gabriela Morél e Carine Simas (Ascom/IFRS)