VII Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul recebe inscrições

“Reafirmando as Ações Afirmativas como Política de Promoção da Igualdade Racial e Social” é o tema central do evento que reunirá instituições federais de ensino superior em edição on-line.

Estão abertas as inscrições  para o 7º Fórum de Ações Afirmativas das Instituições Federais da Região Sul, evento organizado pelas Instituições Federais da Região Sul, que vem se consolidando como um importante espaço de compartilhamento de experiências, diálogo e estudo no âmbito da gestão em ações afirmativas. Nesta edição, o evento será sediado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nos dias 19 e 20 de outubro, com transmissão no Canal Oficial do Youtube da UFSM.

O tema do eventos "Reafirmando as Ações Afirmativas como Política de Promoção da Igualdade Racial e Sociaa" se propõe a promover o fortalecimento da democratização do acesso, a proteção aos direitos humanos, a erradicação das desigualdades sociais e étnico-raciais e a consolidação das ações de inclusão desenvolvidas pelas instituições de ensino, na medida que proporciona os debates e  as trocas de experiências, com o objetivo de avançar na construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.

São esperados agentes das ações afirmativas de todas as instituições federais de ensino da Região Sul do país para discutir conquistas e desafios e para fortalecer ações de inclusão que garantam a diversidade nesses espaços. O evento também tem a finalidade de compartilhar experiências e iniciativas que buscam identificar os avanços, as conquistas e os desafios a partir do ponto de vista de estudantes, gestores, Grupos de Trabalho e pesquisadores.

A comissão organizadora desta edição é composta por IFRS, UFSC, UFPR, IFSC, Ufrgs, IFPR, Unipampa, UFCSPA, IFFAR, UFPEL, FURG, UFFS, IFC, IFSUL, UTFPR, Unila

Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo formulário eletrônico, tendo direito à certificação. Haverá  transmissão das atividades pelo canal UFSM – Oficial no YouTube, assim, mesmo aqueles não inscritos poderão acompanhar.


Confira a programação


19 de outubro

9:30 às 11:30- Painel 1 – Avaliação do Impacto da Lei de Cotas na Inclusão de Negros nas Instituições Federais

Palestrantes: Fernanda Nogueira (UFRGS), Marcelo Henrique Romano Tragtenberg (UFSC), Marcos Rogério dos Santos (UFPR), Rosane Brum Mello (UFSM), Diogo Moreno Pereira Carvalho (IFSC)


13:30 às 15:30- Painel 2 – Ações Afirmativas: experiências institucionais de Ingresso e Permanência

Palestrantes: Bárbara Miszewski da Roza (UFRGS), Ediane Sievers Acunha (UFPEL), Giuliana Redin (UFSM), Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM), Leslie Chaves (UFSC), Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão (UFSC)


15:45 às 17:45- Painel 3 – Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais nas IFES- Experiências Institucionais

Palestrantes – Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (IFRS), Darci Emiliano – Kaingang (IFRS), Gládis Elise P. da Silva Kaercher( UFRGS), Lazie Ronaldo Santos Lopes (MNU), Marta Iris Camargo Messias da Silveira (UNIPAMPA), Victor De Carli Lopes (UFSM)


18:00 às 19:00 – Mesa de Abertura Institucional
19:15 às 20:45 – Mesa de abertura: “Ações Afirmativas nas IFES: Perspectivas e Avanços”.

Palestrantes: Joana Célias dos Passos (UFSC), Adilson Pereira dos Santos (UFOP), Vera Regina Rodrigues da Silva (UNILAB)


20 de outubro

9:00 às 10:30 – Painel 4 – Políticas e Direitos das Pessoas com Deficiência

Palestrantes: Bianca Costa Silva de Souza (UFSC), Fabiane Vanessa Breitenbach (UFSM), Laura Ceretta Moreira (UFPR), Luana Tillmann (IFC)


10:45 às 12:15 – Painel 5 – Cotas, verificação PCD (Relatos das Comissões de verificação das IFES)

Palestrantes: Ana Carolina Faedrich dos Santos (UFCSPA), Carine Martins Barcellos(UFSM), Carla Zappe (IFFAR)

14: 00 às 15:30 – Painel 6 – Gênero, Sexualidade e Direitos

Palestrantes: Carolina Seidel (UFSC), Catia Eli Gemelli (IFRS), Elisani Bastos (UFSC), Everton Ribeiro (IFPR), Megg Rayara (UFPR)


15:45 às 17:15 – Painel 7 – Cotas, verificação racial (Relatos das Comissões de verificação das IFES)

Palestrantes: João Ribeiro da Cunha Neto (UFCSPA), Neli Gomes da Rocha (UFPR), Rosane Brum Mello (UFSM), Sonia Regina Lamego Lino (IFC)


17:30 às 19:00 Painel 8 – Cotas na Pós-Graduação- Experiências e Desafios no acesso e na Permanência.

Palestrantes: Fernanda Nogueira (UFRGS); Rodrigo da Silva Vital (UFPEL); Ronaldo Lopes Oliveira (UFBA)


19:00 às 20:30 Mesa de encerramento: Reafirmando as Ações Afirmativas como política de promoção da igualdade racial e social

Palestrantes: Delton Aparecido Felipe (UEM), Ivete Sacramento (UNEB), Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

Assessoria de Comunicação do Conif 
Texto: IFRS