AGRONEGÓCIO – Docente do IFRR participa de livro sobre produção de alfaces publicado por instituição capixaba

Uma das hortaliças mais comuns no prato do brasileiro é a alface. Sua produção e distribuição movimentam o agronegócio do País. Pesquisas e tecnologias aplicadas na produção da verdura têm contribuído para melhorar sua durabilidade, tornar o processo produtivo mais sustentável e aumentar a renda de muitas famílias. 


Pensando nisso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) acaba de lançar o livro Cultura da Alface organizado pelos professores Luiz Fernando Favarato, José Salazar Zanuncio Junior e Maurício José Fornazier.


A obra é composta por diversos capítulos, com estruturas independentes, envolvendo 14 pesquisadores. Entre eles  está a doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos Danielle Cunha de Souza Pereira, professora do Instituto Federal de Roraima, lotada no Campus Amajari. Ela é  coautora do nono e último capítulo, intitulado  “Boas Práticas de Colheita e Pós-Colheita e o Padrão de Qualidade da Alface”, escrito conjuntamente com o doutor José Mauro de Sousa Balbino e com a mestre Ana Paula de Oliveira Siqueira.


Nesse artigo, os autores apontam fatores que podem reduzir o padrão de qualidade da produção da alface  –  mecânicos, ambientais ou biológicos –, indicando tecnologias para sua conservação. Além disso, abordam aspectos fundamentais para a segurança da hortaliça como alimento, finalizando com orientações sobre a necessidade de atendimento das exigências legais quanto à rastreabilidade da produção, para atender  ao direito do consumidor à informação.


A obra é de interesse de estudantes, profissionais e professores dos diversos setores do eixo tecnológico de recursos naturais. O livro, na versão digital, pode ser conferido e baixado no site da Incaper, na seção das publicações da instituição, na página https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/publicacoes-recentes. Em breve, haverá a solenidade de lançamento, a ser divulgada posteriormente. 


Sofia Lampert

Ascom/ Reitoria

22/7/2022