Professores do Campus Piumhi lançam livro sobre projeto que gerou depósito de patente

A crise de saúde provocada pela pandemia da covid-19 instigou ainda mais a comunidade científica na busca por soluções inovadoras que pudessem ‘aliviar’ o sistema público de saúde naquele momento. Em 2020, o Campus Piumhi depositou patente para um ventilador pulmonar mecânico seguro, de baixo custo e com capacidade de atendimento múltiplo e individualizado de pacientes. Tal projeto é de autoria dos professores Felipe Alves, Pedro Luiz de Camargo e Humberto Melo, em parceria com o engenheiro mecânico Giovani de Miranda, da empresa Bureau Veritas.


Além da patente, o projeto também lançou, no último dia 24 de maio, o livro “Como criar um ventilador pulmonar mecânico de baixo custo: respirador do IFMG - Campus Avançado Piumhi”, durante live da editora Escola Cidadã. O objetivo do livro é popularizar o respirador desenvolvido pela equipe do Campus Piumhi para todas as instituições de pesquisa e inovação do país.


O protótipo do ventilador pulmonar mecânico de baixo custo está localizado no Campus Piumhi e, segundo o professor Pedro Camargo, os testes já foram realizados com sucesso. 


De acordo com os idealizadores, os professores Pedro Camargo e Felipe da Silva, a ideia do ventilador pulmonar partiu da necessidade de auxiliar as pessoas que passavam por dificuldades respiratórias em decorrência da pandemia da covid-19. A patente do respirador está registrada sob o número BR 10 2020 009390 8. “O livro irá contribuir com a formação de novos cientistas, além de promover o fomento à pesquisa, inovação, cultura maker e ao trabalho em equipe dentro dos campus”, disse o autor ao reafirmar a importância da valorização da ciência brasileira.


O livro é uma realização dos professores Felipe da Silva, Pedro Camargo e Humberto Coelho, com a participação dos estudantes Gabriel Soares e Daniely de Fátima, do curso de Engenharia Civil.  Atualmente, a obra pode ser encontrada para venda no site da Editora Escola Cidadã em formato físico e, em breve, também será disponibilizada em outras plataformas digitais.