Professor do Campus Bambuí é reconhecido em prêmio nacional de Zootecnia

O professor Dr. Luiz Carlos Machado, do Campus Bambuí, venceu o prêmio Ambires Cecílio Machado Riella (Zootecnista Educador 2022) promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ). O prêmio reconhece o mérito profissional e a relevância de zootecnistas docentes no país. 


A cerimônia de premiação acontecerá em Manaus, dia 24 de maio, durante a abertura do Zootec 2022. Atuando desde 2006 no Campus Bambuí, o professor Luiz Carlos já atuou como coordenador do curso de graduação em Zootecnia, lecionando disciplinas nas áreas de nutrição animal, análises e controle de qualidade dos alimentos para animais, etologia e bem-estar animal, cunicultura, formulação de rações de dietas e suplementos para animais, dentre outros, além de já ter ocupado por duas vezes o cargo de chefe de departamento, e ser professor titular desde 2020.

Sobre a importância do prêmio e o impacto dentro do Campus Bambuí, o professor ressalta que o reconhecimento fortalece tanto a categoria docente quanto a cultura do esforço no ambiente estudantil. “Acredito que os professores públicos receberam e continuam recebendo talentos diversos e muitos recursos vindos da sociedade brasileira, e assim, eles devem buscar diferentes oportunidades para multiplicar esses talentos, visando contribuir de maneira efetiva para a educação da sociedade brasileira.  Os professores são também peça chave para que os estudantes desenvolvam virtudes diversas tais como resiliência, proatividade, criatividade, trabalho em equipe, dentre tantas outras”, afirmou Machado. 


Ao falar sobre planos futuros, o professor Luiz manifestou o interesse em trabalhar com oficinas de extensão e qualificação de estudantes, bem como continuar disponibilizando gratuitamente novos livros e vídeos técnicos através das redes sociais. 


Biografia profissional


Luiz Carlos Machado graduou-se em Zootecnia pela UFV, fez mestrado e doutorado na UFMG e, Pós-doutorado na UPV-Espanha. No IFMG Campus Bambuí foi duas vezes coordenador do curso de graduação em Zootecnia, Chefe de departamento, além de ter participado de comissões diversas. É professor titular desde 2020.


Foi professor orientador do Grupo de Estudos em Nutrição Animal (GENA) por mais de 12 anos. Já atuou como orientador de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso (TCC). Publicou livros, manuais, artigos e trabalhos científicos em eventos no Brasil e no exterior, tendo recebido a patente do ninho toca pra coelhas.


Entre os anos de 2011 a 2019 foi presidente da Associação Científica Brasileira de Cunicultura (ACBC). Participa também da diretoria da AB-WRSA, filial americana ligada à Associação Mundial de Cunicultura (WRSA – World Rabbit Science Association) desde 2014. 

Ainda na cunicultura foi agraciado com o prêmio "Laura de Sanctis em 2021", distinção concedida a profissionais da cunicultura brasileira. É também editor da Revista Brasileira de Cunicultura (RBC) desde sua criação em 2011.     

Atualmente, tem os canais “Dr Cuni”,"Etologia e bem-estar animal Bambuí", "Nutrição Animal Fácil" e "Zootecnia IFMG Bambuí" no YouTube.