Aluna do IFMA retorna ao Brasil após intercâmbio na França

A intercambista do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Ana Melissa de Moraes Câmara, aluna do curso de Ciências Agrárias do Campus Maracanã, acaba de concluir sua experiência de mobilidade acadêmica na modalidade outbound (ida de brasileiros ao exterior) em terras francesas, dentro do Programa Serviço Cívico na França.

O programa no Brasil acontece em parceria com o Ministério da Agricultura e Alimentação da França e promove a cooperação e intercâmbio entre estudantes dos países, em instituições que oferecem o ensino agrícola.

“A possibilidade de fomentar a internacionalização por meio do Service Civique na França é a execução do nosso plano de internacionalização do IFMA com foco na diversificação dos cursos e na interiorização das oportunidades”, ressaltou o diretor de Relações Internacionais do IFMA, Vilton Soares de Souza.

Melissa Câmara falou sobre a experiência vivenciada na França e da importância disso para seus estudos no curso de Ciências Agrárias. “A experiência com os colégios agrícolas na França abre portas para que outros alunos possam também fazer algum tipo de programa de intercâmbio.  Além do serviço cívico, alguns professores lá me propuseram, por exemplo,  ideias de mestrado, ideias de pesquisa,  associando institutos agrícolas no Brasil e na França. Então, com essas trocas, eles veem que a gente também trabalha sério, que também fazemos essa agricultura. Nós temos coisas para fazer essa troca de experiências. Isso é interessante para os dois lados”, detalhou.

Quando perguntada sobre o que ensinou aos franceses e sobre o que aprendeu com eles, Melissa destacou o modo como é feita a agricultura no Brasil. “Eles se interessam bastante pela agricultura orgânica e por agroflorestas, ou seja, tudo que tem a ver com desenvolvimento sustentável. Já eu aprendi muito sobre agricultura orgânica, que eles trabalham de uma maneira muito mais forte do que no Brasil, pelo menos na região aonde eu moro”, disse.

Ela falou, ainda, sobre a natureza do serviço cívico francês. “É um serviço de voluntariado onde a gente pode se engajar em uma missão que é um bem comum na sociedade. No caso,  a minha missão era desenvolver a solidariedade e cidadania internacional entre os alunos dos estabelecimentos agrícolas onde eu estava fazendo o meu serviço”, explicou.

O serviço cívico tem diversas missões diferentes, em diversos tipos de estabelecimentos diferentes. “É um serviço de reciprocidade, onde eu ensino o que eu sei e eu aprendo muito nos locais que trabalho”, acrescentou Melissa.

De acordo com a Diretoria de Relações Internacionais (DIRI), com cooperação e confiança, o IFMA vem solidificando as bases que sustentam as mobilidades com a França por meio de diversas ações. Essa ação, em parceria com o Ministério da Agricultura e Alimentação da França, tem despertado grande interesse do IFMA por oportunizar aos campi agrícolas a internacionalização.

Sobre o Projeto Serviço Cívico

É  uma oportunidade que o governo francês disponibiliza para jovens estrangeiros prestarem serviço voluntário na França, com ajuda de custo. A ajuda de custo do Projeto do Serviço Cívico é no valor de 500 euros e é utilizada para o pagamento das despesas básicas do jovem no país estrangeiro. Jovens brasileiros entre 18 e 25 anos podem pleitear vagas no projeto, caso haja disponibilidade. O período da missão voluntária dura de seis meses a um ano, com jornadas semanais de 24 a 36 horas.

O Serviço Cívico não é um emprego nem estágio, mas um espaço de engajamento, onde os voluntários trabalham junto aos assalariados, estagiários e demais voluntários das estruturas que os acolhem.

O objetivo dos voluntários é de realizar uma missão que lhes permita agir tanto como agentes de cidadania, quanto no nível profissional, adquirindo competências e experiências e a cooperação acontece em escolas agrícolas. Na França existem cerca de 800 escolas agrícolas, sendo 600 particulares e 200 públicas.

Segundo a DIRI, deve ser lançado nas próximas semanas edital para os alunos do IFMA concorrerem, assim que surjam vagas em escolas francesas para o Serviço Cívico,

Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFMA