Serão 7 (sete) meses em terras francesas ensinado a Língua Portuguesa. Por meio de um processo seletivo do Governo Francês, que convoca professores assistentes para darem aula de português na França, a aluna do último período do curso superior de Letras – Português e Francês da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Cléa Francisca Porto Machado, e egressa do IFMA Campus Timon, conseguiu uma das vagas da seletiva e está pronta para a missão.
O processo de seleção ocorreu em várias etapas: “A primeira é o lançamento do edital. Em um segundo momento, monta-se um dossiê com todas as nossas experiências e hobbys. Além do aspecto didático que a gente tem que apresentar e ter, também tem que levar algo cultural do Brasil. Depois dessa montagem do dossiê, enviamos para o Governo Francês e aí somos chamados para uma entrevista”, explicou Cléa Machado.
A estudante ficará na região leste francesa na cidade de Reims. Ela aguarda, ainda, a definição da academia onde vai ministrar suas aulas de língua portuguesa.
Cléa Machado falou ainda sobre passagem e ligação com o Instituto Federal do Maranhão. Ela entrou no IFMA em 2015, no Campus Timon, no curso técnico de eletromecânica. “Foi uma experiência de 3 (três) anos, bastante rica, que eu considero como uma preparação para a vida acadêmica. Lá eu tive várias experiências de viagens, apresentação cultural, concursos, seminários. A gente tem uma diversidade muito grande de oportunidades ainda no ensino médio. Isso eu considero essencial”.
O diretor-geral do Campus Timon, Rommel Neves, falou sobre a importância de ter a egressa do campus em uma missão internacional. “Para gente é uma satisfação, uma alegria, ter uma egressa do Campus Timon se destacando na vida acadêmica. Quando veio a notícia de que ela estaria indo passar sete meses na França ensinando a língua portuguesa, ficamos orgulhosos. Isso mostra que o Instituto Federal está fazendo o dever de casa. E nós estamos aqui, todos os dias, implantando novas melhorias para o campus, como o Centro de Línguas. Vamos convidar Cléa para participar da inauguração dele e falar um pouco sobre a experiência dela”.
Quanto às expectativas para a missão na França, a egressa do IFMA Campus Timon sente-se “um pouco assustada ainda”, pois é a primeira viagem dela para fora do país. “É algo bastante desafiador, mas, ao mesmo tempo, estou esperançosa de que seja uma experiência positiva e decisiva para minha carreira, não só profissional, mas também pessoal, que é vivenciar outro país e seus desafios”, concluiu.
Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Ascom IFMA