Professor do IFMA vai lançar documentário filmado na Terra Indígena Cana Brava

Em colaboração com a liderança indígena Heraldo Leão Guajajara, o professor Dhiogo Gomes (IFMA Campus Grajaú) está prestes a lançar um documentário filmado ao longo da BR-226, no trecho da rodovia que corta a Terra Indígena Cana Brava, localizada na mesorregião do centro maranhense.


O filme “Ma’e Ikwaw Paw: além das margens” será exibido pela primeira vez às 19h30 da próxima terça-feira (9), na Academia Grajauense de Letras e Artes (AGLA), no centro de Grajaú/MA. A data de lançamento foi escolhida por marcar o Dia Internacional dos Povos Indígenas – logo em seguida, a obra estará disponível no canal Borduna Doc, no Youtube.


A expressão tentehar “Ma’e Ikwaw Paw” que dá nome ao documentário significa “conhecimento, saber”. O filme propõe lançar um olhar sobre o que está para além das margens da rodovia, símbolo do modelo de progresso e desenvolvimento que há séculos atravessa o modo dos Tentehar-Guajajaras de existir e resistir. O roteiro pontua as múltiplas posições assumidas, dinamizadas e apropriadas pelos indígenas, criticando o senso comum que costuma retratá-los de forma estática.


O documentário faz parte da pesquisa de doutorado do professor Dhiogo Gomes em Antropologia Social na Universidade Federal de Goiás (UFG). O trabalho já foi selecionado para integrar a I Mostra de Antropologia Audiovisual do Centro-Oeste, que será realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFG de 5 de agosto a 5 de setembro.


SERVIÇO

Lançamento do documentário “Ma’e Ikwaw Paw: além das margens”

Onde: Academia Grajauense de Letras e Artes (AGLA), no centro de Grajaú/MA

Quando: Dia 9 de agosto, às 19h30


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFMA