Pesquisa desenvolvida no IFCE analisa produção de maracujá no semiárido

Pesquisadores do IFCE campus de Limoeiro do Norte estão avaliando a produção do maracujá SCS Catarina no Ceará. O estudo analisa a adaptação da variedade da fruta às condições de clima e solo do semiárido nordestino. O professor Cleilson Uchoa explica que o objetivo da pesquisa é "obter informações sobre a fonologia dessa variedade nas condições do semiárido".


A nova variedade, produzida em Santa Catarina, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), vem se destacando no mercado nacional devido à qualidade de seus frutos, por serem grandes e resistentes ao transporte, em virtude da casca grossa e de maior resistência a doenças.


O plantio das sementes, semeadura das mudas e acompanhamento da cultura são realizados por estudantes do curso bacharelado em Agronomia, com a orientação do professor Cleilson Uchoa, na Unidade Experimental de Pesquisa e Ensino (UEPE).


RESULTADOS


A pesquisa já demonstra a adaptabilidade do maracujá Catarina ao nosso clima, considerando os resultados obtidos com o plantio das mudas na área experimental em setembro de 2022 e o início da produção de frutos em março de 2023, ou seja, com apenas 7 meses após o seu plantio. "Os resultados já apontam para uma produção mais rápida e em maior quantidade de frutos, comparado a variedade de maracujá redondo amarelo, que é o mais comum e plantado", acrescenta Cleilson.


A próxima etapa da pesquisa prevê a verificação da durabilidade da fruta no campo. O experimento será conduzido por mais 2 anos. Após este período, os pesquisadores apresentarão um sistema de manejo nas condições do semiárido.



Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Diogenilson Aquino/Ascom IFCE