Estudante do IFMG é exemplo de superação no enfrentamento da Esclerose Lateral Amiotrófica

Esta quarta-feira, 21 de junho, é marcada como a data escolhida para o Dia Mundial de Conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e também para o Dia Nacional de luta contra a ELA. Estabelecida em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras, a data tem como propósito promover o conhecimento e sensibilizar governantes, profissionais de saúde e a população em geral sobre a existência dessa condição debilitante, os cuidados necessários e os direitos das pessoas afetadas.


A ELA é uma doença neuromuscular degenerativa que afeta os neurônios motores. E somente com informação é possível garantir melhores condições de vida e tratamento para os pacientes. O IFMG reforça sua política de inclusão ao oportunizar o acesso ao ensino superior para o estudante Maurício Pimenta de Moura, que é um exemplo inspirador de determinação e superação no enfrentamento da ELA. Ele é aluno no curso de Engenharia Civil do Campus Piumhi.


Apesar dos desafios impostos pela doença, Maurício demonstra dedicação a seus estudos, tornando-se um exemplo de superação para a comunidade acadêmica. O estudante é integrante do Ambiente de Inovação do campus, onde contribui ativamente em atividades como a divulgação, principalmente nas mídias sociais, participa de eventos (meetups, palestras etc.), dá ideias e sugestões em projetos. Sua atuação reflete não apenas o empenho no aprendizado, mas também o espírito colaborativo e vontade de fazer a diferença.


“Sou portador de ELA e a cada dia enfrento os desafios que essa condição traz. No entanto, quando estou no IFMG, sinto uma força renovada, uma energia que transcende os obstáculos físicos que a ELA pode impor. Estudar Engenharia Civil e fazer parte do setor de inovação e tecnologia é uma fonte de inspiração e motivação constantes. Ser bolsista do Ambiente de Inovação me proporciona oportunidades únicas de explorar projetos empolgantes, trabalhar em equipe e colocar em prática o conhecimento que adquiro na sala de aula”, conta o estudante.


O coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee) do Campus Piumhi, Juliano Mendonça Terra, destaca a importância da presença de Maurício no ambiente acadêmico: "Ele é um exemplo de determinação para todos os servidores e estudantes do Campus Piumhi. Sua participação ativa no curso e seu trabalho no ambiente de inovação inspira a todos nós. Ele nos lembra que é possível enfrentar desafios e alcançar o sucesso”, afirma.


O Campus Piumhi enaltece a coragem e a resiliência de Maurício Moura neste Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica. Sua jornada acadêmica e pessoal é um exemplo de que é possível superar obstáculos e realizar sonhos, independentemente da condição de pessoa com deficiência. Promover a inclusão, garantindo a todos oportunidades de aprendizado, participação e desenvolvimento, é também parte do compromisso institucional com uma educação pública e de qualidade.


“Cada dia vivido no IFMG e no setor de inovação é uma bênção. A ELA pode tentar nos imobilizar com sua pressão profunda, mas não nos impede de voar. Aqui, sinto-me vivo, desafiado e inspirado a superar limitações, encontrar soluções e aproveitar cada momento ao máximo. Agradeço ao IFMG por me acolher e me proporcionar um ambiente tão estimulante. Agradeço aos professores, colegas e equipe do setor de inovação pelo apoio, incentivo e oportunidades que me são oferecidas. Com a força e a paixão que encontro aqui, estou determinado a enfrentar os desafios da ELA e aproveitar cada dia como uma oportunidade para fazer a diferença", declara Maurício.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFMG (com informações do Campus Piumhi)