Alunas do IFRN têm projetos selecionados para o programa Power4Girls

Oitenta alunas do ensino médio da rede pública de ensino de todas as partes do Brasil foram selecionadas para participar, entre abril e setembro de 2023, do programa Power4Girls – Empower to Lead!. 


O programa, que é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, tem foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. 


Ao todo, três equipes do IFRN foram selecionadas, dos campi Apodi, Parnamirim e Pau dos Ferros. Conheça os projetos das alunas:


Inclusão100Limites – Produção de um protótipo de uma cadeira com rodas carroçável que visa a inclusão de alunos de cursos técnicos de agropecuária e de profissionais da área – de qualquer outra atividade prática, cadeirante ou com mobilidade reduzida, a zonas rurais de difícil acesso ou intransitabilidade.


BigSave – Criação de um dispositivo físico que poderá acompanhar PNE o tempo todo, como uma joia ou um colar, e teria funções que ajudariam familiares e/ou amigos no monitoramento à distância, através de um aplicativo para celulares desenvolvido em Java Script.


Chromestesia: sentindo as cores – Maquete interativa que oferece a PNE recursos para uma melhor compreensão do conteúdo de óptica, utilizando relações de sinestesia. A inovação do projeto consiste em gerar uma experiência multissensorial, e não apenas tátil, no contexto do ensino de física experimental, além de proporcionar uma integração tecnológica da maquete com Arduino e/ou aplicativo para smartphone.


Durante o período do programa, divididas em equipes de quatro alunas, um(a) professor(a)-orientador(a) e um(a) mentor, as alunas vão participar de oficinas, palestras, webinars, atividades interativas on-line e se aprofundar nos temas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos. 


O encerramento do programa será em Brasília, onde as participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, receber os certificados de participação e fazer um pitch final em uma feira de inovação. Os três melhores projetos serão premiados.


O Power4Girls conta com a implementação do Instituto Gloria, que tem como foco o combate à violência de gênero, o apoio institucional do Conif (Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), e inclui também a parceria de várias outras instituições do setor privado, que acreditam no poder e apoiam o empoderamento de mulheres e meninas.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFRN