Instituto Federal da Paraíba é tricampeão em competição da Hauwei

Pela terceira vez consecutiva, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ocupa o primeiro lugar no pódio em uma competição promovida pela multinacional Hauwei. Com uma equipe formada pelos estudantes Maria Cecília Vilaça, Lucas Medeiros e Rafael Felipe, sob a coordenação do professor Michel Coura Dias, o Instituto celebra o tricampeonato após ficar em primeiro lugar na Fase América Latina da Huawei ICT Competition. O IFPB se consagrou na Trilha Cloud Service. Com o resultado, divulgado nessa quarta-feira (22), a equipe do IFPB também se classificou para a etapa global, que será realizada ainda neste semestre na China.


Criada em 2015, a competição é destinada a estudantes de instituições de ensino que fazem parte do Huawei ICT Academy, cujo objetivo é estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A prova da etapa latino-americana da Huawei ICT Competition ocorreu no dia 7 de fevereiro em São Paulo-SP. Ao todo, havia 12 equipes competindo na "track" de cloud, e a competição teve cinco horas de duração: uma hora de prova teórica e quatro horas de prova prática.


Para o professor Michel Coura, receber o resultado do desempenho da equipe do IFPB foi uma grande satisfação. "Saber que o IFPB consegue ter alunos muitos talentosos, habilidosos, capazes, sinônimos da educação de qualidade do IFPB é uma grande satisfação mesmo. E prova também que o envolvimento desses alunos em projetos de inovação também pode dar resultados e ajudar a prepará-los melhor para tanto para o mercado de trabalho quanto para novas competições", comentou. "Já fomos bicampeões globais, e esta é a terceira equipe diferente que a gente consegue ter bons resultados com alunos provenientes do IFPB", afirmou.


Quem também não esconde o entusiasmo é a estudante Maria Cecília Vilaça, que se formou no ensino médio técnico também pelo IFPB, no curso de Eletrotécnica. "Poder representar o IFPB, representar o Brasil e agora representar a América Latina é indescritível", afirma.

Já Rafael Felipe, seu colega de equipe, é todo alegria. "Essa conquista foi a coisa mais surreal que poderíamos ter recebido. Eu diria que, até hoje, a ficha não caiu para nenhum de nós. No dia em que recebemos, gritamos, trememos e comemoramos. Tivemos uma ótima sensação de que todo o esforço que tivemos na preparação da competição valeu a pena".


Lucas Medeiros, terceiro integrante da equipe vencedora e que terminou o ensino médio no IFPB, no curso de Eletrônica, também comentou a vitória. "Essa conquista representa um grande marco em minha vida pessoal e profissional, trazendo uma sensação de realização e um aumento de confiança. Além disso, essa vitória nos permite fazer novas conexões e estabelecer relacionamentos profissionais valiosos, que poderão ser benéficos em nosso futuro", destaca o estudante.


Equipe fez planejamento a longo prazo


Até alcançar o resultado obtido na etapa latino-americana da Hauwei ICT Competition, a equipe do IFPB se esforçou muito. Para isso, foi feito um planejamento de preparação a longo prazo para as quatro etapas da competição: duas fases nacionais; uma regional, que é esta latino-americana; e a global. Dessa forma, semana a semana, o planejamento incluiu exercícios, laboratório práticos, aprofundamento de conteúdos necessários à competição e identificação das deficiências da equipe.


"Foi um desafio enorme", comentou o professor Michel Coura. A competição começou no segundo semestre do ano passado, e a equipe do IFPB iniciou a preparação em maio de 2022. "Na época, os alunos tinham pouquíssima ou nenhuma noção a respeito das tecnologias desenvolvidas na Hauwei ICT Competition", disse.


E a estudante Maria Cecília corrobora com a opinião do mestre. "Percorremos um longo caminho desde as primeiras avaliações, e eu não poderia estar mais contente e satisfeita com nossa evolução. Com o suporte do professor Michel Coura e com a harmonia entre a equipe, nós conseguimos evoluir além das expectativas e nos sentimos confiantes para a responsabilidade de representar o IFPB na China", afirma Maria Cecília.


Conforme o coordenador da equipe, essa nova premiação conquistada pelo IFPB é de grande relevância para os discentes e para o Instituto. "Para o IFPB, como é uma competição extremamente divulgada, o Instituto consegue mostrar para a sociedade em geral a qualidade dos alunos que a gente tem e a qualidade da formação ofertada", avalia Michel Coura. O docente comentou que o IFPB prima pela formação de excelência e, com esse resultado, mostra que a conjunção do ensino tecnológico nos vários níveis, técnico, superior e de pós-graduação, com a presença dos projetos de inovação, dos quais os alunos fizeram parte, também ajuda na formação.


Para os estudantes, a importância está relacionada à preparação e à aprendizagem de conteúdo, visto que o certame possibilita um maior aprofundamento dos temas, além de que terão uma boa exposição na mídia. "Eles aprenderam muita coisa durante esse tempo e, na preparação para a final global, eles vão aprender muito mais. Além disso, a exposição na mídia ajuda a aumentar a competitividade dos estudantes face ao mercado de trabalho". Michel Coura ressaltou que os integrantes das duas equipes do IFPB em campeonatos anteriores, inclusive na fase global, estão todos empregados. "E da última equipe tem dois trabalhado na própria Hauwei".


O estudante Rafael Felipe acredita que essa premiação vai proporcionar um grande impacto em sua vida profissional. "Eu diria que tanto o ato de enfrentar o desafio, quanto ter ganhado vai impactar bastante na minha vida, não só profissionalmente, como mentalmente, pois se nós conseguimos ganhar essa competição, conseguimos fazer tudo o que colocarmos esforço o suficiente para fazer".


Estudantes integram o laboratório Assert do Polo de Inovação


Os estudantes premiados na Huawei ICT Competition cursam o bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa do IFPB e são membros do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso. Os jovens também integraram a equipe do Laboratório Assert, credenciado ao Polo de Inovação do Instituto, no qual o professor Michel é coordenador de Infraestrutura e Recursos Institucionais, onde os estudantes desenvolvem projetos de inovação.


Michel Coura avalia que a excelente formação que o IFPB proporciona aos alunos é um componente essencial para o êxito da equipe. "A gente consegue reconhecer a qualidade dos nossos alunos. A participação deles em programas como o PET de Engenharia Elétrica e a participação em projetos de inovação contribuiu de maneira fundamental para a preparação deles".


O aluno Lucas Medeiros conta que a equipe ficou em terceiro lugar na etapa nacional da competição, mas que isso não se traduziu em desânimo. "Após o IFPB conquistar o terceiro lugar na etapa nacional da ICT Competition, recebemos a oportunidade de seguir adiante para a etapa regional. Determinados a não nos deixarmos abalar pelo desempenho anterior, trabalhamos arduamente e nos preparamos durante dois meses para a competição. O resultado? Conseguimos superar todos os desafios e nos tornamos o maior time de Cloud da América Latina", comenta.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Angélica Lúcio / Ascom IFPB