IFPB se classifica para a etapa latino-americana da Huawei ICT Competition

O Instituto Federal da Paraíba foi medalha de bronze na seletiva nacional da Huawei ICT Competition 2022 na categoria Cloud (computação em nuvem) e com o resultado conseguiu se classificar para a etapa Latino-Americana. A competição foi realizada dos dias 27 a 29 de dezembro de 2022, no Palácio Tangará, na cidade de São Paulo, para 13 equipes finalistas entre as 97 inscritas. A equipe do IFPB é composta pelos estudantes Maria Cecília Vilaça, Lucas Medeiros e Rafael Felipe, com a coordenação do professor Michel Coura Dias. Os estudantes cursam o bacharelado em Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa do IFPB e são membros do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso. Os jovens também integraram a equipe do Laboratório Assert, credenciado ao Polo de Inovação do IFPB, onde o professor Michel é coordenador de Infraestrutura e Recursos Institucionais.

“Em cinco meses eles aprenderam desde o básico do conceito de redes de computadores até o ponto de ser o terceiro melhor time de cloud do Brasil numa competição que envolveu 97 instituições e mais de 1000 alunos”, comemorou o professor Michel Dias. Neste ano, além de troféu e medalhas, os estudantes do IFPB ganharam um prêmio de R$ 8.000,00. Os alunos realizaram provas, visitas técnicas e assistiram palestras.

A expectativa deles, porém, é ganhar o prêmio latino-americano. Segundo Cecília, a etapa deve acontecer em fevereiro, mas o país ainda não está escolhido. “Foi uma experiência indescritível em todos os âmbitos possíveis. Foi e está sendo uma oportunidade enorme tanto pela imersão em conteúdos e contato com tecnologias que parecem estar tão distantes e nada seria possível sem todo empenho e dedicação de toda equipe. Então sim, esperávamos um lugar no pódio com certeza e queremos nessa etapa latin american representar o Brasil levando o nome do IFPB com muito orgulho”, vibrou Cecília, que se formou no ensino médio técnico também pelo IFPB, no curso de Eletrotécnica.

Outro membro da equipe, Lucas, também terminou o ensino médio no IFPB, no curso de Eletrônica. Ambos estão no quinto período da graduação. Lucas se disse comovido por participar da primeira viagem acadêmica pelo IFPB e pela convivência com os amigos. Ele está otimista para a próxima etapa internacional. “Em relação ao aprendizado foi uma coisa fora do normal. Antes de conhecer o professor Michel, eu não sabia nada de Redes, comecei aprendendo do zero tudo sobre algo que nem envolve muito a área de Engenharia Elétrica, e agora me vejo como a terceira melhor equipe do Brasil de Cloud, tudo graças a essa oportunidade”, frisou Lucas.

Além da equipe, a comitiva do IFPB foi formada pela Pró-Reitora de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa, representando a reitora Mary Roberta, a diretora de Administração do Polo, Cleidenedia Morais, e o diretor da Agência de Inovação do IFPB (NEO), Daniel Macedo. A professora Silvana participou de um painel durante o evento e a equipe realizou visitas técnicas às instalações da Huawei.

 “Participar de uma competição como essa, ocupando, mais uma vez, lugar de destaque é uma experiência gratificante  e que oferece excelente oportunidade aos nossos estudantes. Conhecer a Huawei, acompanhar toda essa evolução tecnológica na área das TICs é enriquecedora. Parabenizo os nossos estudantes e o prof. Michel pelo excelente trabalho realizado. O IFPB segue capacitando nossos estudantes, abrindo portas, conectando-os ao mundo do trabalho”, ressaltou a professora Silvana.

O programa tem por objetivo incentivar estudantes da graduação que fazem parte do Huawei ICT Academy, estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). O IFPB já foi bicampeão mundial na competição, na mesma categoria, com outra equipe. Hoje, uma das campeãs mundiais, Luana Barros, trabalha para a Huawei, em São Paulo.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFPB