Ex-aluna do IFMG é aprovada em oito universidades norte-americanas

A ex-aluna do curso Técnico em Administração do IFMG - Campus Ouro Branco, Júlia Nascimento, está prestes a arrumar as malas. Ela foi aprovada em oito universidades norte-americanas. Em agosto deste ano, dará início à graduação em Finanças na University of South Florida (Universidade do Sul da Flórida) e está animada com os desafios e as novas experiências que irá vivenciar.


Um dos critérios de escolha da Júlia foram as bolsas de estudo para estudantes internacionais. “Escolhi a USF pois é uma universidade renomada, que possui excelente estrutura e boas oportunidades acadêmicas, além disso foi a que me apresentou melhor custo-benefício’’, disse a jovem. A University of South Florida foi fundada em 1956 e é a oitava maior universidade do país, oferecendo mais de 200 programas de graduação e pós- graduação.

Júlia, que aproveita este momento para passar um tempo com a família e os amigos antes de embarcar para a Flórida, nos Estados Unidos, contou um pouco sobre o processo de aplicação, que é o nome do processo de inscrição e seleção nas universidades americanas, suas expectativas e o que leva como aprendizado do IFMG. Confira na entrevista abaixo.


Como surgiu seu interesse em estudar fora do Brasil?


Sempre foi um sonho meu ter algum tipo de experiência no exterior para conhecer diferentes culturas, idiomas, pessoas e ampliar minha visão de mundo. Ao descobrir pela internet que havia a possibilidade de fazer faculdade nos Estados Unidos, me interessei e comecei a pesquisar. Fiquei impressionada com a estrutura das instituições americanas e com a quantidade de oportunidades que elas oferecem e decidi me submeter ao processo de candidatura.


Como foi esse processo de escolha e inscrição nas universidades americanas?


Eu fiz uma College List, que é uma lista de faculdades escolhidas pelo aplicante com base em critérios pessoais. No meu caso, meus critérios principais de seleção foram: bolsas de estudo para estudantes internacionais e oportunidades na minha área de estudo. Eu me inscrevi para o curso de Finanças, mas pretendo experimentar outras áreas como Ciências da Computação para descobrir com qual me identifico mais. As universidades americanas são bem flexíveis em relação a isso e os estudantes só precisam declarar o curso ao final do segundo ano de faculdade, podendo trocar de curso diversas vezes. Apliquei para 11 universidades - Drexel University, Illinois Wesleyan University, Texas Tech University, Lehigh University, Sewanee - The University of the South, University of South Florida, Stetson University, Louisiana State University, Tulane University, SIUE e George Mason University - e fui aprovada em oito delas.


Como se preparou para esses processos seletivos? E como eles foram realizados?


Nos Estados Unidos, o processo de candidatura para as universidades é bem diferente do Brasil. Geralmente, as faculdades pedem os seguintes documentos, podendo variar entre instituições:

histórico escolar com notas do 9º Ano ao Ensino Médio;
currículo com atividades extracurriculares feitas durante o Ensino Médio;
cartas de recomendação;
notas nos testes SAT (Scholastic Aptitude Test) ou ACT (American College Testing) - provas de conhecimentos específicos similares ao Enem;
comprovação de proficiência em inglês (sendo o Toefl e Duolingo os testes mais aceitos);
redações que se baseiam em temas pessoais com o objetivo de transmitir a personalidade do aplicante;
e, por fim, o School Profile que é um documento em que consta o perfil acadêmico com dados e informações sobre a formação oferecida pela escola cursada pelo aplicante.


E agora quais são suas expectativas e planos?


Minhas expectativas são que eu possa me desenvolver profissional e pessoalmente, buscando aproveitar ao máximo todas as oportunidades durante os próximos anos. Irei vivenciar diversas culturas já que as universidades americanas recebem estudantes de diferentes nacionalidades e terei a chance de vivenciar novas experiências. Estou ansiosa para essa nova etapa da minha vida, mesmo sabendo que também haverá grandes desafios.


O que você acredita que tenha sido o diferencial para conseguir essas aprovações?


A minha determinação me ajudou a investir em ser mais disciplinada, perseverante e paciente. Além disso, tive ótimos tutores durante o meu processo de aplicação. Todos esses fatores contribuíram para que eu obtivesse ótimos resultados como minhas notas nos testes SAT e TOEFL, minhas notas no Ensino Médio e as cartas de recomendação.


Você acredita que estudar no IFMG contribuiu para que você conseguisse chegar lá?


O diploma de curso técnico que recebi ao concluir meus estudos e as atividades extracurriculares que me envolvi no IFMG enriqueceram meu currículo. Além disso, ter tido o apoio e o auxílio dos professores foi essencial para minha candidatura. Levarei comigo como maior aprendizado nestes três anos de IFMG a importância de se ter resiliência e de se superar a cada dia.