Editora IFMG passa a ser filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos

Neste mês de maio, a Editora IFMG deu mais um passo rumo ao seu aperfeiçoamento e qualificação, se filiando à Associação Brasileira de Editores Científicos, a ABEC Brasil. Já filiada à ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), a Editora IFMG aumenta sua rede e potencializa possibilidades de parcerias.


Com o objetivo de ampliar a publicação de artigos científicos, a editora agora terá acesso a diversos benefícios, como desconto especial em eventos organizados pela ABEC, participação no Programa para Capacitação em Publicação Científica, assim como um importante convênio com a Crossref, plataforma de serviços de atribuição de DOIs e verificação de plágios.


O DOI, Identificador de Objeto Digital (Digital Object Identifier) é um código único que facilita a identificação e citação de artigos científicos e a busca desses artigos na internet, além de trazer visibilidade internacional ao texto e à editora que o registrou. Essa parceria entre a Crossref, a ABEC e a Editora IFMG facilitará a aquisição dos DOIs e isenção em taxas de anuidade. O registro desses identificadores e seus links é essencial para o aumento da visibilidade da editora. 


“A finalidade do mercado editorial dos Institutos Federais não é a lucratividade, embora suas publicações possam ser comercializadas, como ocorre muitas vezes, mas a disseminação desse conhecimento com o objetivo de apoiar os institutos em sua missão institucional”, explica a professora Fernanda Coura, responsável pela Editora IFMG.


Sobre a ABEC Brasil


A ABEC é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1985, que une pessoas físicas e jurídicas, com interesse em desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnicos-científicos. Busca também aperfeiçoar a comunicação e divulgação de informações, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns, dedicada ao avanço da publicação de artigos científicos. Mantendo contato com instituições do país e do exterior, a ABEC zela pelo padrão da forma e conteúdo das publicações de seus associados.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFMG