Palestra sobre integridade no setor público será dia 20, pelo Youtube

Como parte das ações para a revisão do Plano de Integridade do IFSC, o IFSC promove, na quinta (20), a palestra Governança e Integridade no setor público, com Rodrigo Fontenelle, das 10h45 às 12h, com transmissão on-line pelo Youtube do IFSC.

Auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União, Fontenelle atualmente é controlador-geral do Estado de Minas Gerais, presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e presidente do Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

O Plano de Integridade do IFSC é uma obrigação legal com objetivo de combater vícios, fraudes e atos de corrupção nas instituições públicas federais por meio do reforço à conduta íntegra de servidores, fornecedores e cidadãos ligados às instituições.

Entenda melhor o papel da integridade no IFSC nest post do Blog do IFSC


Atualmente, o IFSC conta com uma Unidade de Gestão de Integridade (UGI) que tem como responsável o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Jesué Graciliano da Silva, que também participará da live. Além dele, foi formada uma equipe com multiplicadores da integridade nos câmpus. "Os estudantes e servidores estão nos câmpus e, considerando que nos câmpus estão também a maioria dos processos, boa parte dos conflitos e riscos à integridade também estão por lá”, explica Jesué para justificar a estratégia de compor uma equipe com representantes locais que possam disseminar a cultura da integridade em seus câmpus.

Embora o foco principal da palestra seja os multiplicadores da integridade no IFSC, os eventos são abertos a todos os servidores e alunos interessados.

Diversas ações já têm sido implementadas no IFSC para melhorar a conduta dos gestores e dos servidores, como capacitações sobre comunicação não violenta e gestão de conflitos e campanhas de combate ao assédio e de divulgação da integridade. Segundo Jesué, o diálogo com os estudantes e com a comunidade acadêmica também foi ampliado por meio do Papo de Quinta e do canal Diálogos com a Gestão - que está suspenso durante o período eleitoral. “São todas ações que contribuem para aumentar a transparência, fomentar o diálogo e reduzir o número de conflitos e de casos de assédio em todas suas formas”, ressalta o pró-reitor.

Pesquisa com servidores

Está aberta até 7 de novembro a segunda edição da Pesquisa de Percepção sobre Integridade Pública para todos os órgãos e entidades do SIPEF – Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal. O objetivo da pesquisa é verificar a percepção dos servidores sobre o programa de integridade da sua instituição e outras atividades relacionadas à integridade pública. Servidores do IFSC podem participar clicando aqui.


Assessoria de Comunicação do Conif
Texto:
 Coordenadoria de Jornalismo do IFSC