Um por todos e todos por um na Economia Solidária

O Auditório João Cândido, do Campus São João de Meriti, sediou no dia 12 de maio o Encontro Regional da Baixada Fluminense - Rumo a VI Plenária estadual e nacional de economia solidária, etapa territorial com 38 representantes fixos e diversos passantes de Fóruns de Ecosol de São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Japeri, Magé e Nilópolis, que, identificaram e discutiram as ações que estão sendo desenvolvidas no território da Baixada Fluminense/RJ.


A mesa de abertura contou com a presença do diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque, do representante da FECP/UFRJ, Antônio Oscar, da ativista de 84 anos de São João de Meriti, Dona Iraci, da representante do Fórum de Economia Solidária de São João de Meriti, Lucivânia Soares, e, por meio remoto, pela representante de Belford Roxo, presidente da MP Mulheres, Tereza Santos.


A atividade, proposta ao campus pelo economista e professor Anderson Oriente foi um enorme sucesso. Logo na recepção, os(as) convidados(as) contaram com credenciamento, entrega de kit com crachá mediante assinatura de lista de frequência, café da manhã, e o almoço foi oferecido aos participantes com quentinhas.


Participaram deste Encontro Regional, entidades comprometidas com a Economia Solidária na Baixada Fluminense/RJ:


- EES - Empreendimentos de Economia Solidária (organizações tais como: cooperativas, associações, empreendimento);

- EAF - Entidade de Apoio e Fomento (organizações que desenvolvem ação junto aos EES - capacitação, assessoria, incubação, pesquisa, acompanhamento, fomento ao crédito, assistência técnica e organizacional);

- RSP - Representantes do Setor Público;

- Professores, parlamentares e suas representações, ativistas e estudantes.


O conceito de economia solidária se baseia em uma ideia de colaboração, solidariedade e coletividade, de forma que as relações entre pessoas e empresas possam ser mais justas do ponto de vista social e sustentáveis pelo lado econômico e ambiental.


Esse Encontro Regional foi o evento teste que inaugurou os trabalhos do auditório João Cândido. Com capacidade para 48 pessoas, o espaço possui banheiro exclusivo e seu nome é uma homenagem ao líder da revolta da chibata, herói municipal e estadual.


Agradecimento especial de Rodney à Direção de Administração (DA), Erivelton Silva; Prefeitura do Campus, na figura do servidor David, e à CSTI, ne pessoa do João, que se empenharam para tornar este encontro possível.