Egressos do sistema prisional se formam em curso de eletricista no IFNMG; é a primeira turma do Projeto Alvorada

A noite de sexta-feira (29/04) foi histórica: em solenidade realizada no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros, 17 egressos do sistema prisional se formaram no primeiro curso de eletricista instalador predial de baixa tensão e agora possuem um diploma e uma formação para buscarem a reinserção no mercado de trabalho. E não para por aí: é a primeira turma a se formar em todo o Brasil no âmbito do Projeto Alvorada, que é uma ação conjunta entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a Pró-Reitoria de Extensão do IFNMG e o IFNMG - Campus Montes Claros. 


O curso começou em agosto de 2020, com as aulas sendo realizadas no Campus Montes Claros, com professores do Instituto. Boa parte dos estudantes realizaram estágio no próprio campus, deixando importante contribuição para as instalações elétricas da unidade. “Agradeço muito ao Instituto e a todos os professores que colaboraram conosco, nos incentivando para chegarmos ao final desse curso. Tomara que outras pessoas tenham essa oportunidade, porque a sociedade nos rejeita demais, mas com esse curso tenho certeza que as portas irão se abrir”, disse o formando Cosme Cardoso. 


Os convidados que discursaram na solenidade destacaram a importância dessa oportunidade diante de toda uma vida de privações e dificuldades que os jovens pobres brasileiros enfrentam. “Essa formação torna visível o comprometimento assumido por esta instituição em criar oportunidades para todos – por meio da educação pública, gratuita, de qualidade – que levem a concretizar sonhos os quais oportunizam a construção da dignidade cidadã”, disse a diretora de extensão Karine Alencar Froes, que representou a reitora Joaquina.


O diretor-geral do Campus Montes Claros, Renato Cota, acompanhou de perto o curso e destacou o empenho da instituição e dos estudantes para chegar a esse momento. “Tivemos que vencer trâmites burocráticos, pandemia, cortes orçamentários. E vocês estudantes venceram a seleção, as dificuldades e o deslocamento diário para o campus, deixando outras atividades e família para poderem estudar. Mas conseguimos, vencemos, e isso é muito importante, porque a gente vê grandes oportunidades nascendo e vidas sendo transformadas”, disse Renato. 


Além dos representantes da Reitoria, do Campus e de instituições parceiras e de familiares e amigos dos formandos, também estiveram presentes a defensora pública Alessandra Caldeira Fadini, a assessora da Vara de Execução Penal de Montes Claros, Amanda Rafaela Siqueira Amaral, o presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas da Subseção da Ordem de Advogados do Brasil de Montes Claros, Marcos Felipe Vitorino e, de forma virtual, o Coordenador-Geral Substituto de Cidadania e Alternativas Penais do Departamento Penitenciário Nacional,Jairo Cezar de Carvalho Júnior e a chefe de gabinete da subsecretaria de prevenção à criminalidade do estado de MG, Anna Carolina Marotta de Oliveira Menezes.