Servidoras da Rede Federal publicam livro sobre riquezas e culturas de países hispanófonos

Os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica interessados em aprofundar seus conhecimentos em espanhol e em países hispanofalantes ganharam uma nova ferramenta. Trata-se do livro "Píldoras de Español - cultura en la clase de ELE I y II", escrito pelas docentes Júlia Medeiros de Omena e Elaine dos Santos Sgarbi do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Flávia Karolina Lima Duarte, professora do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em parceria com o ex-assessor técnico do Escritório de Educação da Espanha no Brasil Juan Manuel García Calviño.


O livro físico será publicado pela Editora EDINUMEN tanto no Brasil como na Espanha e atualmente está disponível na versão digital no site do Ministério Espanhol em dois volumes (acesse o volume I e o volume II). De acordo com os autores, o objetivo do material é "apresentar de forma clara e simples algumas referências culturais dos países de língua espanhola e destina-se a um vasto público interessado na aprendizagem intercultural da mesma". A ideia de elaborar o material surgiu na pandemia de Covid-19.

"Este livro foi concebido a partir do perfil do Instagram (@unapildoradeespanol), como estratégia para manter o vínculo com nossos estudantes de espanhol durante a suspensão das aulas devido à pandemia. A partir desse perfil, identificamos um potencial para a construção do livro. Com base nessa observação, criamos uma apresentação e, posteriormente, o primeiro capítulo sobre a Argentina", conta Calviño (foto abaixo).


A proposta dos autores é que a publicação possa ser utilizada pelos docentes da Rede Federal como uma referência nas aulas de cursos de língua e cultura hispânica, como textos complementares na formação formal ou como material de autoaprendizagem. A partir de uma ampla pesquisa, os textos mergulham na cultura da língua espanhola para além do senso comum e trazem informações de 21 países hispanofalantes, trabalhando a educação linguística e sociocultural daqueles interessados pelo idioma.


"O livro, que tem seus capítulos organizados nas seções: cultura, costumes, língua, turismo e diversão, pode contribuir com todos os estudantes que se interessam em ampliar seus conhecimentos linguísticos, mas principalmente, culturais da língua espanhola", pontua Calviño. "Outro ponto importante neste livro é que alguns conteúdos refletem sobre questões sociais, assim, buscamos contribuir com o ensino crítico dos estudantes", completa. A versão digital do livro está dividida em dois capítulos. Na versão impressa elas serão publicadas em um único volume.


- Píldoras de español: cultura en la clase de E/LE

- Píldoras de español: cultura en la clase de E/LE, Vol. 2


Assessoria de Comunicação Conif