IFRR lança livro sobre sociodiversidade e biodiversidade na Amazônia

No dia 8 de março, às 19 horas, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), ocorrerá o lançamento presencial do livro Experiências multidisciplinares: sociodiversidade e biodiversidade na Amazônia, organizado pelos professores Shigeaki Ueki Alves da Paixão, Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho e Pétira Maria Ferreira dos Santos.


O livro compõe a coletânea Diálogos Interdisciplinares, publicada pela editora Alexa Cultural em parceria com a Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua). Ele conta com 30 artigos científicos e/ou relatos de experiências originados de estudos, pesquisas e projetos realizados por diversos professores e pesquisadores de Roraima e do Amazonas.


De acordo com o professor Shigeaki Alves, a atuação conjunta dos autores e pesquisadores para a publicação é um dos grandes diferenciais da obra. “Os esforços coletivos têm sido marca decisiva para congregarmos tantas pesquisadoras e pesquisadores, pois as dificuldades de incentivo à produção editorial são evidentes. Portanto, celebrar a junção epistemológica de inúmeras temáticas de relevância ao conhecimento proporciona socialização abrangente, repleta da dialética essencial ao desenvolvimento qualitativo de estudos científicos na Amazônia”, disse.


Durante o lançamento da obra, ocorrerá uma mesa-redonda com o tema central da obra: “Sociodiversidade e biodiversidade na Amazônia”. Ele será abordado por quatro professoras doutoras: Leila Ghedin, do IFRR; Antonia Cilene Miguel, da Faculdade Estácio da Amazônia; Verônica Prudente e Maria Márcia Oliveira, ambas da UFRR. A mesa será mediada pela diretora de Extensão do CBV, professora mestre Marilda Vinhote Bentes.

A mesa-redonda será composta prioritariamente por mulheres, professoras e pesquisadoras, como forma de homenagear todas as mulheres no Dia Internacional da Mulher.

Ainda como parte da programação, haverá uma exposição sobre as aves de Roraima, com o fotógrafo Jorge Pavani; apresentação de balé neoclássico, com a bailarina Nyamille Ferreira de Araújo; exposição de grafismo indígena com o artista Isaías Miliano; exposição de moda arte da marca Wazaká, da artista plástica Leidiana Albuquerque; recital de poesias com o escritor Ernandes Dantas; e apresentação musical, com voz e violão, pelos alunos do Campus Boa Vista Joana Ruth do Nascimento Caldeira e João Vitor da Silva de Aguiar. 


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFRR