Professor do IFAM publica novela que contempla as relações entre Literatura e Ecocrítica

O professor de Filosofia, Ronilson de Sousa Lopes, publica novela intitulada Onça para Sempre Onça. O livro foi inspirado em autores que leu para a realização do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e contou com o apoio de sua orientadora Dra. Heloísa Helena Siqueira Correira. No prefacio, de sua autoria, a professora afirma que:


“A menção da narrativa a duas obras: Um velho que lia romances de amor, de Luis Sepúlveda, e Meia Pata, de Ricardo Dantas, assinala os influxos que perpassam o texto. Encontramos, nele, a reunião amazônica de humanos e outros-que-humanos-animais, árvores, tempestades e seres sobrenaturais. E, assim como as obras de Sepúlveda e Dantas, o leitor encontra o reconhecimento da inteligência e do protagonismo animal que, infelizmente, não retira de cena a violência das personagens humanas nas três narrativas, em que predomina a morte do não humano pelo humano, flagrante interface com a realidade em nossa sociedade”.

O livro foi publicado na Amazon pelo Coletivo Editorial Literabooks: https://www.amazon.com.br/dp/B0BJ12DQDY/ref=mp_s_a_1_3?qid=1665606919&refinements=p_27%3ARonilson+Lopes&s=books&sr=1-3 e em breve também será publicado em versão impressa.

Ronilson de Sousa Lopes é natural de Carolina no Estado do Maranhão e trabalha como professor efetivo de Filosofia do Instituto Federal do Amazonas IFAM - Campus Lábrea deste de 2015. Sua experiência de trabalho e suas leituras têm contribuído para aprender sobre a Amazônia, a qual tem influência sobre sua literatura.

Com a publicação da novela o autor almeja contribuir com a reflexão acerca das relações entre humanos e outros-que-humanos, literatura e ecocrítica e os direitos que protegem também a vida não humana.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFAM