IFRO promove palestras em comemoração ao Dia do(a) bibliotecário(a)

A Assessoria de Bibliotecas - ABIB, por meio da Pró-Reitoria de Ensino - Proen, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO,  promoverá palestras em alusão ao Dia do(a) bibliotecário(a) que é comemorado nacionalmente em 12 de março. As palestras são abertas para servidores do IFRO e comunidade em geral.


No dia 13/3/2023, a programação terá início às 14h30 com a presença do Reitor Pro Tempore, Edslei Rodrigues de Almeida, da Pró-Reitora de Ensino, Sheylla Chediak, e da Assessora de Bibliotecas, Roseni Santos Rodrigues. Em seguida, às 15h (horário de Rondônia), via Google Meet [Link aqui], a palestra com a temática "O impacto das mídias sociais na visibilidade e uso dos produtos e serviços das bibliotecas", ministrada pela bibliotecária Lídia da Costa Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


No dia 14/3/2023, às 9h (horário de Rondônia), via Google Meet [Link aqui], acontecerá a palestra com a temática “Gestão da Informação e do Conhecimento no contexto das bibliotecas”, com a bibliotecária Raíssa Carneiro de Brito, doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A certificação de participação será concedida para quem desejar mediante inscrição no link.


Para a Assessora de Bibliotecas (ABIB/IFRO), comemorar o dia da pessoa bibliotecária é uma forma de destacar a importância do(a) profissional, dar visibilidade às atividades executadas na Instituição, além de proporcionar um momento de interação entre profissionais da área. “Anteriormente, o bibliotecário foi reconhecido por décadas como o guardião dos livros, mas com o passar do tempo passaram a lidar com conhecimento registrado, seja em formato físico ou digital, sendo muito importante o(a) bibliotecário(a) dar o suporte para que o acesso à informação ocorra da forma mais precisa e confiável. As temáticas propostas na programação condizem com a relevância de atualização constante para que o(a) bibliotecário(a) possa atender às necessidades informacionais e prover novos meios de interação com o(a) usuário(a)”, explica Roseni Santos Rodrigues.


A Pró-Reitora de Ensino, Sheylla Chediak, destaca a importância desse(a) profissional para o IFRO. “O(a) bibliotecário(a) é uma figura fundamental no ambiente escolar, local onde atua como educador(a), mediador(a) cultural e defensor(a) da democratização do acesso aos conhecimentos e às informações realmente confiáveis. Nosso reconhecimento a essa profissão tão cara para a sociedade!”, diz acrescentando: “Estamos muito felizes com o trabalho desenvolvido por nossos(as) bibliotecários(as) do IFRO, temos muito para comemorar!”.


Evandro Silva de Sousa, Bibliotecário do Campus Porto Velho Calama, destaca que tem orgulho de fazer parte deste projeto de educação diferenciado que o IFRO oferece. “Os bibliotecários têm um papel fundamental na formação e na contribuição da ciência, oferecemos em nossas bibliotecas recursos e serviços de apoio em diversos formatos, um conhecimento sistematizado que atende de forma acessível aos estudantes, pesquisadores e comunidade externa. É gratificante exercer nossa profissão e perceber que estamos plantando uma semente que gera resultados extremamente positivos no desenvolvimento humano. Ser bibliotecário é ser mediador da informação e do conhecimento, é ofertar conteúdos verdadeiros,  seguros e de qualidade, sem risco de fake news, é gerenciar sistemas de informação, é fomentar o usuário em perspectivas emancipadoras, e muito mais”, descreve o profissional.


Sobre as bibliotecas do IFRO


Atualmente o IFRO possui 16 bibliotecários(as) lotados(as) nas bibliotecas dos campi e Reitoria, sendo: Juliana Machado da Silva Sasset no Campus Colorado do Oeste, Fernanda de Oliveira Freitas Cavalcante no Campus Cacoal, Renilce Silva Morais no Campus Ariquemes, Fernanda Leite Dias no Campus Guajará-Mirim, Darley Fabiane Teixeira Menezes e Rosilene Maria do Couto no Campus Vilhena, Cleuza Diogo Antunes e Leiryvanda Andrade Lemos Melo no Campus Ji-Paraná, Cledenice Blackman, Evandro Silva de Sousa e Miriã Santana Veiga no Campus Calama, Célia Reis Sales, Gizele de Melo Viana e Marlene Fouz da Silva no Campus Zona Norte, Pedro Paulo Almeida Martins e Roseni Santos Rodrigues na Reitoria.


As bibliotecas do IFRO contam com um acervo físico de aproximadamente 93200 (noventa e três mil e duzentos) exemplares de materiais bibliográficos disponíveis em 9 (nove) campi, contam também com a assinatura da biblioteca virtual Minha Biblioteca, que possui mais de 12 (doze) mil exemplares de e-books em português; além da disponibilização de Normas Técnicas através do Catálogo on-line da ABNT e acesso a periódicos científicos através do Portal da CAPES.


Além dos serviços citados, outra novidade para os discentes e servidores é a homologação e disponibilização, para uso no ambiente virtual do IFRO, de um Sistema Gerador Automático de Fichas Catalográficas. O Sistema está no menu esquerdo da tela inicial do SUAP (suap.ifro.edu.br), não sendo necessário efetuar login para utilização. Através do sistema será possível gerar a ficha catalográfica para o Trabalho de Conclusão de Curso com maior rapidez, bastando preencher todas as informações solicitadas e gerar a ficha catalográfica em formato pdf. Clique aqui e conheça essa ferramenta!


Outra novidade refere-se à entrega oficial do ambiente do Repositório Institucional (RI) do IFRO. A partir de agora toda a produção acadêmico-científica desenvolvida no âmbito da Instituição como Trabalho de Conclusão de Curso, livros, capítulos de livros, artigos científicos serão depositados por seus autores no Repositório e qualquer pesquisador, no Brasil ou exterior, poderá ter acesso a essas publicações por estar em meio digital. O Repositório Institucional veio suprir uma demanda dos servidores, coordenadores de cursos e principalmente dos bibliotecários, pois o RI promove visibilidade à produção técnico-científica desenvolvida no âmbito do IFRO, além de salvaguardar a memória Institucional. Clique aqui e conheça essa novidade!


Pedro Paulo Almeida Martins, bibliotecário da Reitoria, destaca que os especialistas estão cientes do impacto de seu trabalho na sociedade. “A principal tarefa dos bibliotecários é criar formas de concretizar o direito ao acesso à informação e propor iniciativas que promovam uma cultura de acesso universal. Disponibilizar o Repositório Institucional é proporcionar aos usuários/pesquisadores o acesso à informação, reforça.


A Coordenadora do Campus Colorado do Oeste, Juliana Machado da Silva Sasset, destaca o apoio da gestão no desenvolvimento das atividades concernentes à Biblioteca. “A idealização do evento em alusão ao dia do bibliotecário proporciona momentos para trocas de experiências, acesso à informações atualizadas e um ambiente propício a ideias inovadoras. Aflora o sentimento de valorização e atenção às demandas profissionais. A disponibilização do Repositório Institucional do IFRO, bem como, a entrega do sistema Gerador automático de Fichas Catalográficas torna a comemoração do dia do bibliotecário muito mais especial”, comenta.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFRO