Projeto Cidades Inteligentes é apresentado durante II Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) encerrou, no último domingo (4), a participação na II Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. O evento começou dia 28 de novembro, objetivando promover, divulgar e valorizar o desenvolvimento de projetos de inovação, iniciação científica e extensão. Entre os projetos apresentados por Rondônia, membros da equipe do Projeto Cidades Inteligentes estiveram presentes para exposição e compartilharam o espaço do estande com excelentes trabalhos de alunos e professores das áreas tecnológicas.


O Professor Clayton Ferraz Andrade, do Eixo Educação do Projeto Cidades Inteligentes, levou a palestra “Painel da EPT dos Estados/DF: coleta de dados e apresentação de informações, elaborado numa parceria da Setec com o IFRO”. O Professor Wanderson Roger, do Eixo Segurança, com o estudante Gabriel de Oliveira Silva, expôs o protótipo de um cluster de raspberry pi (uma espécie de minicomputador) para aplicações paralelizadas ou distribuídas, de modo que tarefas com maior necessidade de processamento por computador possam ser resolvidas com menor tempo e de forma econômica quanto à energia.

O Coordenador-Geral do Projeto Cidades Inteligentes, Vagner Schoaba, e o Gestor, Sergio Loss, levaram apresentações dos resultados parciais já alcançados, modelagens de infraestrutura do Centro de Empreendedorismo e Inovação e das Ilhas Digitais a serem implantados no município de Ariquemes (RO), e mais as soluções tecnológicas com sistemas digitais. De acordo com Loss, “a participação no evento deu mais visibilidade ao Projeto Cidades Inteligentes em aplicação pelo IFRO e abriu possibilidades de implementação de novas ideias a partir das discussões com visitantes do estande e do conhecimento das propostas de outros institutos e demais entidades participantes. Além disso, a equipe criou conexões com diversos profissionais. Novos colaboradores poderão se integrar ao Projeto a partir desse reconhecimento”.

Para o Professor Schoaba, “a ação foi fundamental para demonstrar à comunidade e setores do poder público o know-how que as instituições possuem para implantar projetos com elevado grau tecnológico e de transformação para a sociedade. Muitas das soluções demonstradas são de uso concreto, podem ser implantadas para trazer modernidade, serviços de melhor qualidade e ganhos ao cidadão”.

No dia 3 de dezembro, estiveram presentes, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Anna e a Coordenadora do evento, Ariadny Medeiros. Segundo ela, o Projeto Cidades Inteligentes, do IFRO, “é uma materialização desse processo de transcender o espaço institucional para atender às demandas da sociedade. Assim, é criada uma ponte por meio da qual a extensão se torna uma prática para o desenvolvimento local e regional. São ações desse tipo que levam adiante as propostas de transformação social pela educação profissional e tecnológica”.

O último dia de evento, contou com a presença do Senador Confúcio Moura, autor das emendas parlamentares que destinaram mais de R$ 22 milhões para o Projeto Cidades Inteligentes em Ariquemes, e mais de R$ 20 milhões para o Projeto de Informatização Escolar, presentes já em 23 municípios de Rondônia. Na ocasião, Confúcio participou de uma palestra e pontuou seu posicionamento a favor do avanço.

 “A qualidade do que o IFRO e outros Institutos Federais vêm executando é insubstituível e nos orgulha em poder colaborar por meio de nossas iniciativas e destinação de recursos. O Projeto Cidades Inteligentes é único no estado e logo será levado para mais dois municípios, com nosso apoio. Queremos oferecer condições de melhorar a educação, saúde e outras áreas, para que as pessoas sejam atendidas com um serviço público de qualidade”, pontuou.

Atuando com essa abordagem sobre expectativas de futuro, a meta é de que o Senador Confúcio Moura alcançará cerca de 70 milhões em projetos de educação e tecnologia para o estado entre os anos de 2021 e 2023.  Sobre a parceria com o Instituto Federal, ele diz: “vamos continuar esse trabalho com o IFRO no ano que vem, com mais projetos de melhoria no atendimento às comunidades de Rondônia”.

Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFRO