Estudante do IFPR conquista medalhas na Copa Internacional de Framerunning

O atleta Leonardo Fagundes Rosemback Miranda, calouro do curso de Eletromecânica e formado no curso Técnico em Condomínio do Campus Curitiba, conquistou medalhas na Copa Internacional de Framerunning (Petra).


A competição foi disputada na cidade de Frederiksberg, na Dinamarca, no período neste mês julho. Leonardo Miranda representou a seleção brasileira da modalidade.


O Framerunning é um esporte do atletismo praticado por pessoas com deficiência no qual o atleta utiliza um triciclo adaptado, apelidado no Brasil de Petra.


Participante do projeto de pesquisa Papa-Léguas do IFPR, coordenado pela professora Vanessa Vogt e pela vice-coordenadora Daniella Rosa, no qual desenvolvem equipamentos para mobilidade urbana com base no esporte Framerunning, Leonardo Miranda começou a praticar o esporte há 8 meses.


A dedicação ao esporte e os excelentes resultados conquistados em campeonatos regionais o fez ser convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.


Na Copa Internacional o atleta conquistou os seguintes resultados:


1º lugar nos 5000m;
2º lugar nos 400m;
3º lugar nos 200m;
4º lugar nos 100m;


Além dos estudos e pesquisas realizadas no IFPR, Leonardo Miranda é professor do curso de Engenharia Civil da UFPR, formado em Tecnologia de Negócios Imobiliários pela UFPR e estudante no curso de Gestão Pública da UFPR. Em 2017, teve um traumatismo craniano quando treinava no acostamento da BR-116 para fazer uma prova de meio Iron Man. Desde então, com muita luta e dedicação, não parou de estudar e buscar novas conquistas.