Docente do Ifac realiza projeto sobre estudos de violão e teoria musical

O professor de Música, Jânio Carlos Ramos Teixeira, do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Sena Madureira está desenvolvendo um novo projeto de extensão na área cultural. Dessa vez, a ação tem como foco os estudos de violão e a teria musical.


As atividades, que são gratuitas e podem ser acessadas por meio de grupo de WhatsApp e YouTube, tiveram início em abril deste ano e seguem até o mês de dezembro.


“Toda semana são produzidos novos conteúdos, de acordo com demanda dos participantes. Por exemplo: se o aluno tem alguma dúvida sobre os estudos de violão para melhorar a parte rítmica ou compreensão teórica, fazemos a gravação e disponibilizamos no grupo de WhatsApp e também no YouTube”, destacou o professor.


Em relação às atividades serem realizadas em formato digital, Jânio Teixeira explica que esse novo modelo se deve ao momento de pandemia vivenciado nos anos de 2020 e 2021.


“A pandemia da Covid-19 nos fez observar as potencialidades de oferta de aula por meio remoto, sendo isso um fator positivo para as pessoas interessadas. Hoje atendemos pessoas de diversas comunidades: trabalhadores, estudantes, professores e demais profissionais, não somente de Sena Madureira, mas de outras regiões também”.


Ainda de acordo com o professor Jânio Teixeira, dentre os conhecimentos repassados até o momento para os participantes, estão: estudos de escala diatônica maior e menor, estudos por meio de metrônomo para melhorar a percepção rítmica, estudos de dedilhado e levadas (como tirar música de ouvido, dúvidas sobre teoria por meio de partitura).


Para conferir os conteúdos, basta acessar o canal no YouTube: canal www.youtube.com.br/janviol


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFAC

Foto: Reprodução/YouTube





Relacionados