Estudante do Ifap representa o Amapá em Corrida de Rua na Bélgica

A participação nos Jogos Internos do Instituto Federal do Amapá (Jifap) despertou o interesse da estudante Júlia Gurjão, de 17 anos, no atletismo e, graças também ao bom desempenho em redação, garantiu a ela uma viagem internacional. A aluna venceu o concurso de redação da edição "She Runs - Active Girls Leads" e vai representar o Amapá em uma corrida de rua de quatro quilômetros na cidade de Bruxelas, na Bélgica, no dia 12 de setembro.


“Nunca tinha praticado nenhum esporte e resolvi participar dos Jogos Internos do Ifap que aconteceu em junho, ganhei a corrida dos 100 metros e isso me incentivou a procurar treinamentos nessa modalidade esportiva”, conta a estudante do 2º ano do curso técnico em Mineração, que hoje participa do projeto “Tô na pista”, desenvolvido pelo treinador e professor Dilson Belfort na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Atualmente, Júlia treina de segunda-feira a quinta-feira.


Júlia garantiu a vaga no evento internacional através do concurso de redação sobre o tema “A presença feminina no esporte e a transformação social”, na qual obteve nota 9. A estudante teve o apoio da professora Lídia Dely durante a fase de inscrição e redação e, com a sua ida a Bélgica, a Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) do Ifap viabilizou ajuda de custo, inclusive de passaporte e documentação para a discente.


A estudante afirma que praticar um esporte a ajuda a ter mais disciplina. “Preciso ter disciplina, principalmente, para conseguir conciliar os meus horários de estudo e minha dedicação aos treinos”, disse.


She Runs


O evento esportivo internacional busca promover a participação e a liderança de alunas de várias países no esporte e por meio deles. A She Runs - Active Girls Leads é organizada pela ISF (International School Sport Federation) em parceria com organizações de esportes escolares de mais de 30 países. No Brasil, através da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e federações estaduais.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Jacyara Araújo (Ascom/IFAP)