Caucaia conquista terceiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

A equipe do campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) conquistou neste sábado, dia 27 de agosto, o terceiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2022). Os medalhistas de bronze são os estudantes Luiz Fernando Marques Costa, Américo Vitor Moreira Barbosa e Elvis Frank Fernandes da Silva, do quarto semestre do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, sob orientação do professor Pedro Henrique Miranda. O evento aconteceu no campus de Fortaleza do IFCE e abrangeu a Modalidade Prática da Olimpíada, na qual as equipes montam e programam robôs que devem realizar o resgate de vítimas em um cenário de desastre em um ambiente simulado. Essa é a primeira vez que o campus conquista medalha nessa modalidade.


O professor Pedro Henrique explica que a premiação consolida o projeto Robótica Educacional, desenvolvido no campus de Caucaia junto aos estudantes dos curso técnicos integrados. “Essa conquista do terceiro lugar foi muito importante para firmar o projeto de Robótica no IFCE Caucaia. É a primeira vez que conquistamos uma colocação na modalidade prática da OBR. Estou muito feliz com essa conquista tendo em vista que estamos vindo de uma pandemia. Os alunos tiveram dois anos parados, o que foi prejudicial para o projeto. Mas eles conseguiram superar os desafios e conquistaram essa classificação.”


O capitão da equipe, o estudante Luiz Fernando, também comemora o prêmio. “Essa conquista significa muito para mim porque é algo que eu venho tentando faz alguns anos e esse ano eu consegui e foi algo extremamente gratificante, ainda mais sendo pelo IFCE Campus Caucaia! Dedico também essa medalha para as próximas gerações da robótica do campus.”


O aluno Américo Vitor fala sobre a experiência de competir em um evento estadual. “A nossa equipe ficou muito feliz e, sem dúvidas, apesar da limitação de alguns recursos, a ajuda de nossos colegas e do professor Pedro Henrique nos auxiliou muito na caminhada, além de uma grande reviravolta na última rodada na qual passamos da sétima para a terceira colocação.”


 O estudante Elvis Frank celebra o terceiro lugar e compartilha o resultado com os outros colegas que fazem parte do projeto de robótica do campus.“Foi a primeira vez que o Américo e eu participamos da OBR, enquanto que o Fernando já havia participado. A experiência do Fernando foi essencial para ganharmos. É um esforço recompensado, pois praticamente morávamos no laboratório. Qualquer intervalo estávamos lá. É gratificante ver que os nossos esforços valeram a pena. E não foi uma conquista importante somente para a minha equipe, mas para a robótica inteira do campus. Nós todos fazemos parte de uma mesma equipe. Nós estamos nos ajudando e passando pelas mesmas experiências. São mais que amigos, somos uma família”, ressalta.


A primeira e a segunda colocações ficaram com equipes da escola Evolutivo, de Juazeiro do Norte. Além dos premiados, cerca de 80 equipes divididas em três níveis participaram da etapa regional. A competição abrange três níveis: o nível 0 que é voltado aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, o nível 1 destinado aos alunos do 1º ao 8º ano do ensino fundamental e o nível 2 aos estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e todos os alunos do ensino médio ou técnico.


O campus de Caucaia também foi representado por outras duas equipes de estudantes do sexto semestre da Eletroeletrônica. Um time, composto pelas alunas Beatriz Alves dos Santos, Beatriz Aragão Soares, Maria Corina de Moura Arruda Cavalcante e Susanna do Nascimento Medeiros, que ficou na oitava colocação e a outra equipe, formada pelos alunos Gustavo Alves Gadelha, João Vitor De Sousa Oliveira, Paulo Eduardo Rabelo e Vinicius Santos dos Praseres, conquistou a 14ª colocação.


Mesmo sem ter ficado no pódio, a aluna Susanna comemora os aprendizados e a participação na competição. “A competição foi muito bacana, superamos várias dificuldades, conseguimos fazer o robô fazer tudo, ficamos no top 5 no início, mas na segunda rodada, nosso robô deu um problema que não conseguimos solucionar. Foi a nossa primeira e última OBR. Muito memorável. Os rapazes do quarto semestre conseguiram o bronze e foi muito bacana. A felicidade que todo mundo estava lá não teve preço. Só orgulho”, finaliza.


Caucaia na Robótica - O campus de Caucaia possui um histórico de vitórias em competições estaduais e nacionais na área da Robótica. Entre algumas conquistas de 2019, o campus alcançou os 1 e 2º lugares do Seguidor de linha – ArduinoDay do IFCE; o 1º lugar - Seguidor de linha – RAITec (UFC); 2º lugar Seguidor de linha – FENAIVA, em Sobral, e o 2º lugar - Seguidor de Linha, na Feira do Conhecimento.


Em 2018, quatro alunos representaram a instituição na etapa nacional da OBR 2018 e dois deles trouxeram medalhas de prata e bronze para o estado na modalidade teórica. Mário César Freire Dias Filho (prata), João Moreira Souto Neto (bronze), Diego Ivo Matos Souza e Joab da Silva Rocha, todos do curso técnico de Eletroeletrônica do IFCE de Caucaia, participaram da última fase da OBR 2018, que reuniu quase 1.500 estudantes de escolas públicas e particulares do Brasil. Em 2017 e 2016, dois estudantes do campus foram classificados para a etapa final nacional da OBR.


Outra conquista foi da equipe formada pelos alunos Mário César, Igor Targino, Maria Gabriela e Asafe Vieira, premiada em 2018 com o terceiro lugar no Desafio Tecnológico 2018 (Dtec) da Universidade Federal do Ceará (UFC).


Sobre a OBR - A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) acontece desde 2007 e visa estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro para todos os estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.


A competição possui duas modalidades: Prática e Teórica. A modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. A modalidade Teórica acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.


Considerado o maior evento de robótica da América Latina, a OBR classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. A Olimpíada é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFCE

Com informações do site oficial da OBR: www.obr.org.br)