Estudantes do Campus Osório participam de eventos científicos na Sérvia e em Israel

A estudante Victórya Leal Altmayer Silva representou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório durante a International Conference of Young Scientists, em Belgrado, na Sérvia. 


Com o trabalho Eco-socius: o comportamento dos jovens brasileiros na economia circular, orientado pela professora Flávia Twardowski, Victórya conquistou medalha de bronze e diploma de melhor apresentação de pôster na categoria de matemática. Nesse projeto foi desenvolvido um modelo matemático para medir e prever o comportamento dos jovens brasileiros em práticas sustentáveis.


A jovem participa de pesquisas científicas faz em torno de cinco anos e, nesse tempo, contabiliza a participação em mais de 60 eventos científicos, porém, conforme Victórya,  esse foi o evento mais distinto e significativo: “Porque além de estar lá apresentando o meu trabalho para mais de 30 países, a feira proporcionou momentos de integração que nos permitiram fazer amizades com pessoas de diferentes lugares, redes de contatos”, define.


O evento


O International Conference of Young Scientists é um dos maiores e mais importantes eventos científicos do mundo, contando com representantes de mais de 30 países. No ano de 2023, o evento internacional aconteceu de 08 a 14 de abril. O Brasil contou com cinco projetos finalistas, os quais foram escolhidos através da etapa nacional na Feira Brasileira de Jovens Cientistas de 2022.


Escola de verão do Weizmann Institute of Science


Também do Campus Osório, a estudante Laura Nedel Drebes participou de uma seleção na qual foi contemplada com bolsa de uma das maiores instituições de pesquisa do mundo, o Weizmann Institute of Science, localizado em Rehovot, Israel. 


A bolsa consiste em participar da Escola de Verão do instituto de 04 a 27 de julho de 2023. Durante esse período, a estudante terá contato com pesquisa científica nos laboratórios, sob orientação de renomados cientistas, e ainda participará de palestras, seminários e visitas às instalações do campus. 


Os participantes também vão visitar os principais pontos turísticos de Israel e está prevista uma ida ao deserto da Judéia e do Neguev para conhecer a vida selvagem, bem como a ecologia, a arqueologia e a história do ecossistema da região.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFRS