Professor do IFTO publica crônicas sobre Transtorno do Espectro Autista

"Ao final da empreitada, o docente encontra-se diante do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em face dessa surpresa, ainda que recente, tardia, levemente amedrontado, Luciano repensa a vida, altera rotas, modifica hábitos, agora, consciente de condição neurodivergente. O enredo parece prosaico. E é", assim o professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Luciano Gonçalves, apresenta sua obra: Crônicas espectrais, notas sobre o TEA.


Luciano é professor de Português e suas Literaturas no Campus Palmas do IFTO e atualmente cursa o Doutorado em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP). Ele destaca como a docência auxiliou na busca pelo diagnóstico, pois foi por meio do contato com um aluno autista que ele tomou a decisão de seguir a recomendação médica de buscar uma avaliação neuropsicólogica.


"A profissão docente me coloca em contato direto com a diversidade. Mesmo assim, nem sempre olhei para a minha própria condição. Sempre resisti um pouco à terapia, apesar de conviver com psicólogos, no âmbito familiar e pessoal. É preciso lembrar que, ensinar também requer condições físicas, emocionais e materiais", ressalta o professor Luciano.


As crônicas exploram experiências e temas antes não reconhecidos ou apenas limitados, como: medicina, psicologia, sanidade, envelhecimento e morte. A obra é um presente de aniversário do autor para si mesmo, como uma forma de celebração dessa passagem tão breve pela vida. 


Mais sobre o TEA


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento do cérebro, influenciando como uma pessoa percebe o mundo ao seu redor, comunica-se e interage socialmente. O termo "espectro" indica que os sinais e sintomas podem variar amplamente entre os indivíduos, desde manifestações mais leves até mais intensas.


Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas


Vale destacar que no âmbito do IFTO, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) é o espaço institucional dedicado a promover a inclusão e a acessibilidade no ambiente educacional. Seu principal objetivo é assegurar que estudantes com necessidades educacionais específicas tenham igualdade de oportunidades na aprendizagem. Há uma coordenação-geral na reitoria, de apoio e uma coordenação de atendimento local em cada campus da instituição, que conta ainda com uma equipe multiprofissional e membros da comunidade escolar.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Maiara Sobral/IFTO