Versão impressa da Coleção Artífices será lançada no dia 25 de outubro

A Editora IFG lançará na próxima terça-feira, dia 25 de outubro, a versão impressa da Coleção Artífices, uma reedição de livros literários que resgata o papel cultural da Instituição. A Coleção apresenta aos leitores dez obras que foram publicadas pela gráfica da então Escola Técnica de Goiânia e, depois, Escola Técnica Federal de Goiás, entre os anos de 1951 e 1969.


O evento será realizado às 19 horas, no Teatro do Câmpus Goiânia. Serão lançadas as novas edições das seguintes obras: Vibrações, de José Lopes Rodrigues (1949); Lendas de minha terra, de Mário Rizério Leite (1951); Primeira chuva, de Bernardo Élis (1955); Alvorada, de Gilberto Mendonça Teles (1955); Poemas da ascensão, de Coelho Vaz (1963); Caminhos de mim, de Yêda Schmaltz (1964); Tempo maior, de Ciro Palmerston Muniz (1965); Tardes do nada, de Edir Guerra Malagoni (1965); Madrugada, de Sílvia Nascimento (1968) e Vida, de Nita Fleury Curado (1969).


O lançamento coletivo terá a participação dos escritores Edir Guerra Malagoni, Geraldo Coelho Vaz e Gilberto Mendonça Teles, que vão compor a mesa de autógrafos. Haverá apresentação do Coro de Câmara do Câmpus Goiânia e sorteio de algumas coleções.


Coleção Artífices


Produzida pela Editora IFG, a Coleção Artífices foi coordenada pelo servidor Olliver Mariano (Editora IFG) e pelas professoras Marcela Matos (Câmpus Uruaçu do IFG) e Goiandira Ortiz (Universidade Federal de Goiás). Também participaram do projeto a Rede Goiana de Pesquisa sobre Ensino e Leitura de Poesia e algumas editoras da Rede Federal, como a Editora IFPB, Editora IFAC, Editora IFAP, Editora IFSP e Editora IFS.


Além dos textos originais, cada livro conta com um estudo elaborado por convidados ligados a instituições de ensino e de pesquisa, um prefácio redigido por autores da literatura goiana e a reprodução de matérias de jornais, críticas publicadas à época e demais recortes sobre as obras reeditadas.


O projeto gráfico da Coleção foi feito a partir de xilogravuras produzidas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Aparecida de Goiânia, sob a supervisão do professor Alexandre Guimarães. Parte do material produzido pelos discentes foi enviado para a equipe gráfica da Editora, que produziu as capas das obras.


Iniciação científica


O projeto que levou à reedição das obras da Coleção Artífices, conforme informou Olliver, está relacionado a uma pesquisa de iniciação científica desenvolvida no IFG, que contou com a orientação do próprio Olliver e da professora Marcela Matos.


A pesquisa intitulada “Primeiras impressões: a importância das obras literárias publicadas por autores goianos por meio da Escola Técnica de Goiânia no período de 1949 a 1969” foi desenvolvida, em 2018, pelas alunas Nara Rúbia Santos Rabelo e Liza Oliveira Alvarenga, do Câmpus Goiânia.


Na investigação, foram abordados livros literários produzidos e publicados pelo setor de Tipografia e Encadernação da Escola Técnica de Goiânia (ETG) e Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG), entre os anos de 1949 e 1969.


A versão digital da Coleção, no formato de e-books, foi lançada em agosto de 2021 e está disponível para dowload na página da Editora IFG. A versão impressa, com tiragem que varia de 750 a 250 exemplares, dependendo da obra, será distribuída gratuitamente.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.